Um fim de semana pelo Alentejo

Crónica do 3º Aniversário do GAPE

Neste último fim de semana, 20 e 21 de Março, decorreu o 3º Aniversário do GAPE na zona de Évora. Foi um passeio bastante agradável, cheio de atractivos e rodeado de paisagem para encher o olho.

O programa era bastante intenso, com quilometros a percorrer nas belas estradas alentejanas. De salientar o excelente piso que encontramos no nosso percursso, com trajectos serpenteantes nas enconstas do nosso bonito alentejo.

O único senão, a chuva que teimou em nos acompanhar, impedindo-nos de retirar todo o prazer que é rolar nestas estradas. Mas em ritmo de passeio deu para apreciar a paisagem calmamente, com cheiros intensos e verdadeiros momentos de portugal profundo.

No sábado, dia 20

O plano do programa era simples: às 9h30 estavámos todos reunidos à porta do simpático Hotel Dom Fernando, em Évora, para dar início ao passeio.

3 aniversario do GAPE - honda pan-european

A primeira paragem foi na capela da Nossa Senhora da Boa Nova, em Terena. A chuva estava a cair ao de leve molhando a estrada que convidava a rolar o punho com mais alegria. Mas obrigados a rolar calmamente em ritmo de passeio, fomos sentindo o cheiro da terra molhada e deliciando-nos com o verde intenso das planícies. Inesquecível! E lá chegamos à Capela, que por imposição, não nos foi permitido tirar fotos do interior:

A Capela da Boa Nova, também conhecido por Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova, fica situado na freguesia de Terena (São Pedro), no concelho de Alandroal. O Santuário é uma jóia da arquitectura religiosa do século XIV, um templo-fortaleza raro em Portugal, construído em granito com traços muçulmanos.

3 aniversario do GAPE

Após esta breve paragem, tempo de voltar às nossas montadas e seguir para Monsaraz. É importante não confundir Reguengos de Monsaraz com Monsaraz. São duas localidades distintas separadas por cerca de 15 quilómetros.

Monsaraz

Aqui paramos para uma visita a pé pela zona do Castelo de Monsaraz, fortificação que desempenhou ao longo dos séculos o papel de sentinela do Guadiana, vigiando a fronteira com Castela. Todos ficámos entusiasmados pela beleza do local, com as suas casas de cal branca, lojinhas de artesanato, pequenos cafés e restaurantes que convidam a um belo repasto.

A paisagem é magnífica, e está tudo muito bem conservado. Quem diz que portugal não tem aldeias verdadeiramente viradas para o turismo? Num sábado de manhã, eram vários os grupos de excursionistas, turistas estrangeiros e muitos visitantes portugueses a passear pelas suas ruas estreitas. Fiquei impressisonado pela positiva, e de certeza lá voltarei com mais calma, quem sabe até dormir na sua pousada...

E terminou a visita Monsaraz. Estava na hora de nos fazermos à estrada de novo, rumando ao longo do grande lago do Alqueva, um dos maiores da Europa, seguindo em direção à nova Áldeia da Luz. Já estavamos com uma hora de atraso no programa, mas não havia stresses, e o grupo estava muito bem disposto. Pudera, embora a chuva não nos permitisse andar mais rápido, a verdade é que tinhamos tempo de observar mais calmamente a paisagem, sentir os cheiros e apreciar aquele verde e azul intensos, devido à humidade. Estávamos muito bem dispostos e havia harmonia no grupo. E lá fomos andando de máquina fotográfica na mão, até à A Aldeia da Luz.

A Aldeia da Luz

Esta aldeia foi construída de raíz aquando da construção da Barragem do Alqueva. Inaugurada em 2002, foi feita a cerca de 2 km da antiga aldeia que foi desmantelada e maioritariamente submersa pela albufeira de Alqueva. A antiga Aldeia da Luz, cuja origem remontava ao período Paleolítico e Neolítico, foi considerada o impacto social mais significativo da construção da Barragem do Alqueva, ocupando agora uma área de cerca 2.040 hectares.

A Nova Aldeia foi construída com a preocupação da manutenção dos traços e bens patrimoniais anteriores, sendo também construído um Museu com vista a perpetuar a memória da antiga aldeia e suas gentes. A Aldeia está igualmente dotada de uma Praça de Touros, de um Lavadouro público que tem também a função e Miradouro com uma bonita vista sobre a Barragem do Alqueva, contando igualmente com a Igreja Paroquial do Sagrado Coração de Jesus, e uma réplica da Fonte Santa presente na antiga aldeia.

Em toda a área encontram-se diversas estações arqueológicas de diferentes períodos, muitas delas dadas a conhecer através da construção da Barragem. No programa do passeio estava previsto uma visita ao Museu da Luz, mas devido ao atraso da nossa parte fomos impedidos de visitar as instalações porque faltavam 15 minutos para o almoço. É verdade, não receberam um grupo de 76 pessoas porque o almoço não podia esperar! Enfim, sem comentários!

O almoço em Pias

A esta hora já a fome nos afectava! E no programa lá estava um almoço rústico, no restaurante "O Lagar" em Pias. Pias é uma pequena Aldeia rural alentejana pertencente ao concelho de Serpa, que nada ou pouco tem para ver. Mas tem lá o Lagar, um restaurante de portas à "cowboy" e decoração rústica. Esperava-nos uma bela grelhada de Porco Preto, regada por um excelente vinho, e foi díficl tirar as pessoas de lá. Tinhamos que estar na barragem do Alqueva às 16h, e mais uma vez estavámos atrasados. Mas de barriga cheia e muito agradados com a simpatia e professionalismo do seu proprietário, o Sr. Zé.

A Barragem do Alqueva

A chuva resolveu dar-nos um descanso e embora nunca tenha sido intensa, esteve sempre presente e a molhar a estrada. Agora de barriga cheia e na melancolia da paisagem alentejana, estavamos ainda mais relaxados seguindo para o último ponto previsto: visitar a barragem do Alqueva, mais propriamente o "Centro de informação do Alqueva". Foram três quartos de hora de estrada, sempre com a água espelhada do grande lago do Alqueva a fazer-nos companhia. Com pequenas ilhas a salpicar o lago, esta é uma das mais bonitas paisagens alentejanas que podemos encontrar...

Chegamos ao Centro de Informação eram quase 17h. À nossa espera, pacientemente, a Sra Nádia Brizida recebeu-nos com um bonito sorriso, mesmo com o adiantado da hora e com compromissos pessoais marcados. Mas ali estava para cumprir o prometido, e dar-nos uma visita guiada ao Centro de Informação do Alqueva, onde podemos conhecer melhor a história da Barragem, da Aldeia da Luz, e de tudo o que se transformou e melhorou com esta construção. E ficámos a saber que o lago do Alqueva é um dos maiores da Europa e que a barragem é uma das mais bonitas construídas em território nacional.

Se calhar foi por causa disto que escolhemos este local para tirar a foto do Grupo, fotografia da praxe para mais tarde recordar. Foi ali, na pista do Heliporto com a barragem a servir de moldura que a tiramos.

3 aniversario do GAPE - honda pan-european

E pronto. Ainda tinhamos que fazer quase 70 quilometros de volta ao hotel em Évora, e eram já perto de 18h. Por isso, toca a rolar que a festa do Aniversário prometia. Assim foi, e eram já 19 hora quando chegamos, cansados mas felizes com este dia tão preenchido! Foi tempo de distribuir, no átrio do hotel, as ofertas do Aniversário aos participantes, e só depois nos dirigimos para os quartos para um banho retemperador. A hora do Jantar era às 21h, por isso nada de atrasos.

A noite de festa

A sala era grande, talvez porque previamos mais de 100 convidados. Mas estavam ali 76 pessoas prontas para se divertirem, e assim foi. Um belo repasto com 2 pratos, regados por um vinho de Borba muito bom e uma mesa de sobremesas bem típicas que quase não chegou para tanto apetite e goloseima!

Foi durante o Jantar que tivemos a supresa de uma visita de um Grupo de Cantares Alentejanos com um reportório de 4 canções bem melancólicas e tradicionais, que elevou o jantar.

3 aniversario do GAPE - honda pan-european

Pouco depois, aconteceu o "Juramento do Pano", onde foi entregue o Pano do GAPE a 3 novos elementos do Grupo, seguido do sorteio de 1 fim-de-semana completo para duas pessoas em Vilamoura, e dois vouchers para jantares no Restaurante o Minhoto em Lisboa, momentos estes sempre muito divertidos. Chegou depois o momento do Bolo de Aniversário, cantando os parabéns ao GAPE e fazendo posteriormente o brinde com champagne, e finalmente, começa a festa! Karaoke, música, e assim foi pela noite dentro!

Domingo, a despedida

No domingo da parte da manhã, ainda com a festa a soar nos ouvidos e depois de um pequeno almoço saboroso no hotel, havia tempo para uma passeio a pé por Évora, com uma visita à loja Gourmet "Divinus", com prova de vinhos incluída. Esta loja abriu as portas de propósito para o GAPE, e foi que agrado que aceitamos o desafio. Muito agradável. Era mais ou menos 11 horas e o sol brilhava, com uma temperatura a rondar os 20 graus. Que belo dia para passear a pé pela cidade e viajar de moto.

Assim foi. As despedidas foram acontecendo, e pouco a pouco fomos embora a caminho a casa. Foi um fim-de-semana muito agradável, um grupo muito bom e divertido, e tudo correu sobre rodas! Para o ano há mais.

Boas curvas!

NOTA: As fotografias que ilustram esta crónica são de vários membros do GAPE que foram, ao longo destes 2 dias, registando os nossos momentos. Das centenas de fotos que existem seleccionei estas ao meu gosto, pelo que agradeço desde já por me deixarem utilizá-las na minha crónica.

Comments: 3 (Discussion closed)
  • #1

Filipezen (Thursday, 25 March 2010 13:53)

Prabens ao gape, as fotos estao espetaculars!

• #2

Sousa (Friday, 02 April 2010 00:38)

Bonito passeio e bem documentado. Parabéns!

• #3

Lourenço Vaccaro (Saturday, 07 July 2012 21:23)

Parabéns

Eu e minha esposa gostariamos de fazer uma viagem a Portugal e viajar de moto na regiao dos vinhos e olivas

abraço

Pesquisa:

by Fusionbot | Mapa do Site

www.AutoPECAS-ONline.pt

Fri

Oct

2017

O que representas para eles é a liberdade

Diz a personagem de Nicholson à de Hopper, em Easy Rider. Não, não é do meu tempo (embora 69 também tenha sido um ano de boa colheita), mas é intemporal. Esta é a frase que define o filme.

Read More 0 Comments

Wed

Feb

2017

Como escolher o bom tipo de pneu de moto?

Existem cada vez mais categorias, gamas e tratamentos de pneus de moto. Não é fácil escolher o melhor tipo de pneu de entre tantos modelos e escolhas possíveis.

Read More

Thu

Feb

2017

Equipamento para andar à chuva

Andar confortável é o primeiro passo para uma condução segura...

Read More
A história do Mototurismo

Grupo de Amigos Pan-European

Turismo-de-moto, turismo, mototurismo, iajar-de-moto, viagens, viajante