Aproveitando o fim de semana prelongado de 30 de Outubro a 1 de Novembro (feriado de todos os Santos), juntei mais dois dias para poder fazer um pequeno passeio ao interior Norte de Portugal.
O pretexto era o habitual Passeio de Outono do GAPE (Grupo de amigos Pan-European), realizado sempre nesta época. O Ponto de encontro com tão ilustres comPANheiros era em Lamego na sexta-feira à noite. Por isso, ao invés de arrancar daqui só na sexta, optei por acrescentar mais 2 dias de férias (quinta e sexta) e ir à descoberta sózinho de Ciudad Rodrigo em Espanha.
É verdade, tantas vezes lá passei e nunca lá parei. A curiosidade de conhecer esta cidade era mais que muita, e assim planeei o dia de quinta-feira de forma a lá estar a partir das 13h portuguesas. Não sem antes parar e conhecer mais a fundo a cidade portuguesa de Castelo Branco, também ponto de passagem por diversas vezes, mas nunca de paragem.
Planeei então este primeiro dia da seguinte forma:
Dia 28 (Quinta-feira)
1ª etapa:
Lisboa => Castelo Branco
A1 e A23
248 km aprox.
2ª etapa:
Castelo Branco => Penamacor => Ciudad Rodrigo
CV 148 (sem portagens)
148km aprox.
3ª Etapa:
Ciudad Rodrigo => Freixo de Espada à Cinta => Mogadouro => Macedo de Cavaleiros
N216 (sem portagens)
174km aprox.
Total Km dia = 572km aprox.
E assim, eram 06h30 quando saí de casa numa manhã (escura) mas amena de Outubro.
p u b |
|
espaço
Capital do Distrito, Castelo Branco está situada na região da Beira Interior Sul e é a sede de um dos maiores municípios portugueses. Cheguei aqui de manhã bem cedo, depois de fazer Lisboa => Castelo Branco de uma tirada. A primeira coisa a fazer foi parar para tomar o pequeno almoço, e para isto qualquer café serve.
Parei a caminho da parte antiga da cidade, e depois de um café retemperador lá segui viagem até ao castelo. Subir até lá acima permite-nos conhecer as suas ruas estreitas e (a esta hora matinal), quase vazias.
Minutos de pois lá cheguei ao Castelo, ou Castro, não percebi bem e a informação é confusa. A verdade é que Castelo Branco deve o seu nome à existência de um castro luso-romano, "Castra Leuca", no cimo da Colina da Cardosa, em cuja encosta se desenrolou a povoação.
A verdade é que a paisagem daqui de cima vale bem a pena, e de qualquer ângulo conseguimos ver o vasto horizonte.
E estive por aqui a andar a pé cerca de 1 hora, onde tirei dezenas de fotos. Não me cruzei com viva-alma, parecia que estava num ambiente fantasma! O silencio era total e os cheiros, depois de uma noite de chuva, eram fantásticos!
p u b |
|
espaço
Mas estava na hora de seguir viagem, e agora queria ir o mais depressa para Espanha, visto estar a precisar de abastecer. Toda esta zona de Idanha-a-Nova, Ladoeiro, Monsanto e Penamacor é muito bonita, e de vez enquando lá parava para uma foto rápida.
Mas o meu destino era mais a Norte, e depois de abastecer lá segui em direção a Ciudad Rodrigo. Esta zona inicial é terrivelmente seca, sem verde, apenas montanhas "carecas" e sem cor. Vale pela sua estrada, a ex-108 com bom piso e boas curvas. Claro que me entusiasmei, e toca a rolar o punho por uns valentes quilometros... mas pouco depois lá estava de novo no meio de verde...
A seguir:
Write a comment
jose cardoso (Thursday, 19 April 2012 00:33)
Amigo, fique interessado em fazer esse circuito de moto.
Peço a gentileza de me orientar como vc procedeu com o aluguel da motocicleta (scooter).
Abraço
Eduardo Damas (Sunday, 29 April 2012 22:59)
Quem me dera que o preço da gasolina ainda estivesse assim!
Belo percurso.
Raquel (Friday, 26 February 2016 18:20)
Oh Castelo Branco, Castelo Branco
Mirando o cimo da serra
Ai mirando o cimo da serra
Ai quem nasceu lá, em Castelo Branco
Não é feliz noutra terra
:)