De Lamego a Lisboa por caminhos perdidos

Parte 6 da Viagem ao interior Norte de Portugal

Obs: Esta é a continuação da crónica do passeio ao interior norte de Portugal.

Podem ler o início a partir daqui.

 

A cidade de Lamego

De novo sózinho, saí cedo do hotel com a intensão de fazer uma viagem calma para Lisboa. O sol finalmente apareceu de vez, e chuva nem vê-la. Há que aproveitar! Antes queria visitar um pouco a parte antiga de Lamego, e claro, em caminho passar por Viseu, que como sabem é uma cidade que gosto muito.

 

Mas primeiro, Lamego:

 

 

 

Lamego pertence ao Distrito de Viseu, a capital da extinta Beira Alta. Está situada na margem sul do rio Douro e fazia parte da província tradicional de Trás-os-Montes e Alto Douro.

 

É considerada uma cidade histórica e monumental, pois possui uma grande quantidade de monumentos, igrejas e casas brasonadas, sendo também uma diocese portuguesa. Por isso não podia deixar passar esta oportunidade de ver, pelo menos, a parte antiga da cidade. Infelizmente, como era feriado tudo estava fechado inclusivé o Castelo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É uma pena o turismo em portugal estar virado de costas para com o público em geral. Se não é nos Fim-de-semana ou feriados que nós visitamos estes monumentos, é quando? Durante a semana?!

p
u
b

espaço

E a viagem continua...

Lá segui caminho em direção a Castro Daire, S. Pedro do Sul, Vouzela e Viseu, com paragens em sitios belos e rústicos. Segui sempre por nacionais e regionais, estradas perdidas que passam em aldeias que nunca ouvi falar...

 

 

 

De vez enquando lá me deparo com verdadeiras pérolas do nosso país, como esta igreja perdida numa aldeia, onde estão inscritos nas rochas os 7 pecados mortais...

 

 

 

 

 

 

 

Mais uma vez, como podem observar, não se vê viva-alma nestas paragens.

 

E lá sigo o meu caminho por aquela bela estrada rodeada de verde e cheiros da terra. Esta parte do nosso país é muito bela, nunca me canso de me perder nestas estradas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aqui ainda se consegue encontrar a gasolina a bom preço, nestes postos de abastecimento de marcas que nunca ouvi falar. Quando em pleno portugal encontramos preços assim, paramos para abastecer!

 

 

p
u
b

espaço

Viseu, a cidade do Viriato

E chego a viseu, são já cerca de 13h. É aqui que vou almoçar, ou petiscar qualquer coisa antes de seguir caminho. Como sabem gosto muito de Viseu, uma bela cidade-jardim cheia de monumentos, jardins e recantos a descobrir. Mais uma vez páro no Rossio onde me aguarda uma esplanda simpática para o meu almoço. Tempo ainda para os fotos, andando a pé pela zona.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

p
u
b

A viagem continua ...

E pronto, ainda tinha muito a percorrer neste dia. A próxima paragem era em Coimbra e por isso o melhor é por-me a caminho. Sigo novamente por estradas regionais que atravessam os montes e vales verdes, onde o gado pasta ali mesmo à beira da estrada e as casas são quase todas de granito... é assim que encontro estes caminhos, imagens de postal... Tondela, Mortágua, Mealhada, Luso...

 

 

 

E por ali vou, quilometro a quilometro até chegar a Coimbra, cidade "aldeia grande". Tempo para parar e esticar as pernas, tirar umas fotos para seguir caminho. Vim sempre por secundárias, e passei por zonas verdadeiramente belas!

 

 

 

 

A partir de agora não há grande história. Meto-me pela nacional 1 sem parar, direcção Lisboa. Aqui a paisagem já não tem graça, e é seguir sempre em frente. De Coimbra para casa foi um instante, e só entrei na A1 em Aveiras. Não apanhei uma pinga de chuva.

 

Cheguei a casa com vontade de sair no dia seguinte sem destino. Viajar de moto tem destas coisas, e pelo menos o que eu sinto é que cada final de uma viagem é o começo de uma nova.

 

Mesmo que comece apenas lentamente a surgir na nossa cabeça, e leve o seu tempo até que a possamos concretizar.

 

Boas curvas!


Write a comment

Comments: 5
  • #1

    Pedro Correia (Friday, 31 December 2010 14:34)

    Exmo amigo, você tem aqui fotos verdadeiramente especiais. Estas suas crónicas, embora curtas de texto são verdadeiros tesouros fotográficos! Parabéns e continue o excelente trabalho.

  • #2

    marco veras (Tuesday, 18 January 2011 11:44)

    Estava pesquisando na rede procurando sítios de turismo com motocicletas e me deparei com o seu.
    Talvez não possa fazer o percurso de moto pois minha esposa não é muito adepta de motos, mas com certeza o farei de carro na próxima viajem à Portugal, que devo dizer também, não estava nos meus planos e que, depois de ver as fotos e ler as cronicas, agora será obrigatório.
    Excelente.

  • #3

    PTex (Tuesday, 18 January 2011 12:15)

    Caro Marco Veras

    Fico muito feliz por ajudar a divulgar este meu pequeno país, que é de facto muito belo. E para o descobrir da melhor forma, nada como fugir das autoestradas e perdermo-nos nos caminhos secundários. Boa viagem e espero que goste de Portugal.

  • #4

    José Fonseca (Sunday, 23 January 2011 17:19)

    Meu caro, é com prazer que lhe digo que embora solitário o seu passeio revela um carinho especial por este Portugal. Temos de tudo para que a maior indústria natural "TURISMO" não seja esquecida pelos governantes.
    Os seus comentários revelam algumas das preciosidades que todos gostamos de apreciar, as fotografias são excelentes.
    Desejo-lhe no ano de 2011 boas curvas. Quem sabe se um dia destes não nos cruzamos.

  • #5

    Alexandre Ferreira (Friday, 18 February 2011 21:38)

    Grandes crónicas, sim senhor.
    Posso sugerir a inclusão de coordenadas GPS daqueles sítios mais difíceis de encontrar no mapa?

Pesquisa:

 

by Fusionbot | Mapa do Site

www.AutoPECAS-ONline.pt

Fri

13

Oct

2017

O que representas para eles é a liberdade

Diz a personagem de Nicholson à de Hopper, em Easy Rider. Não, não é do meu tempo (embora 69 também tenha sido um ano de boa colheita), mas é intemporal. Esta é a frase que define o filme.

Read More 0 Comments

Wed

15

Feb

2017

Como escolher o bom tipo de pneu de moto?

Existem cada vez mais categorias, gamas e tratamentos de pneus de moto. Não é fácil escolher o melhor tipo de pneu de entre tantos modelos e escolhas possíveis.

Read More

Thu

02

Feb

2017

Equipamento para andar à chuva

Andar confortável é o primeiro passo para uma condução segura...

Read More
A história do Mototurismo

Grupo de Amigos Pan-European

Turismo-de-moto, turismo, mototurismo, iajar-de-moto, viagens, viajante
Procure-nos no facebook

© Desenvolvido por Magnasubstância

As imagens deste site não podem ser utilizadas sem autorização prévia. Proteção de dados.