Porto, cidade invicta

A Cidade em que algo de mágico pode acontecer...

"Há muito, muito tempo, quase nos primórdios da civilização, havia um lugar ao qual chamaram Porto por ser de paragem obrigatória às gentes que viajavam no país. Nesse lugar havia um rio chamado Douro por ter em si muitas e belas riquezas." (in Porto XXI)

 

 

Já lá vão uns anos que não ía ao Porto...

 

Mas neste último sábado resolvemos ir matar saudades e almoçar numa das muitas esplanadas na zona ribeirinha da cidade, no grande cais túristico virado ao Rio Douro.

 

Aqui a chegada a esta terra, ou melhor, a esta zona labirintica cheia de ruas ingrimes descendo ao rio. Nas suas margens repletas de casinhas coloridas e roupas no estendal, podemos apreciar a vista cosmopolita mas, ao mesmo tempo, típica e regional desta grande cidade.

 

Estavamos a ir na direcção da zona conhecida como cais da ribeira, local onde podemos navegar no Douro nos seus muito barcos de recreio, passear a pé pelas as ruas estreitas ou mesmo deliciar-nos com uma francesinha e um Fino numa das muitas esplanadas do cais. Ao fundo a Ponte D.Luís I, uma grande ponte de ferro que nos liga à margem de Gaia.

Esta zona está constantemente cheia de gente, de cor, de artistas, de movimento. Aqui sentimo-nos parte desta grande cidade, e temos sempre a noção que algo de mágico pode acontecer.

 

 

 

 

Lá nos instalamos num café para almoçar, e ali estivemos a deliciar-nos com a Francesinha admirando todo o movimento e paisagem envolvente.

  

p
u
b

Já aconchegados daquele manjar (que bem que soube), tempo de irmos andar por aquela zona e tirar uma fotos para o album de recordações.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Momento muito agradável nesta zona, onde encontrá-mos várias lojas de artesanato abertas ao publico e com muitas peças artísticas de interese.

 

Esta zona está muito bonita e só tivemos pena de não poder ali ficar mais horas. A próxima parragem seria a baixa do Porto, por isso lá nos pusemos a caminho.

p
u
b

A Rua de Santa Catarina faz parte da baixa do POrto, zona comercial, cosmopolita e movimentada da cidade. Em época natalícia então nem se fala, com multidões de pessoas a entrar e sair das lojas, saltibancos nas ruas, músicos e palhaços a fazer parar os visitantes, as esplanadas cheias de gente.

 

 

 

 

 

 

 

Ali andamos a passear, e como não podia deixar de ser, lá paramos no Café Magestic para um pequeno lanche antes de partirmos.

Eram cerca das 17h quando nos despedimos do Porto. Estava feita a vista (possivel) a esta bela cidade, e partimos com a certeza absoluta que temos que voltar um dia com mais tempo e sem horários.

 

Boas curvas!

 


Voltar -
Ir para o Topo -
Home -
-
Home Partilhar
 
p
u
b
 

Write a comment

Comments: 3
  • #1

    AmSilva (Sunday, 23 January 2011)

    Porto tem dessas coisas, deixa sempre vontade de voltar!
    Apesar de ser de Aveiro, considero o Porto a minha segunda cidade, tem também a ver com as minhas "raízes" começarem lá!!
    Boas viagens!!

  • #2

    Sousa (Monday, 21 February 2011 19:03)

    Considero o Porto a minha segunda terra. Foi pena não teres tempo para uma visita mais prolongada. Obrigado pela crónica e fotos :-)

  • #3

    Alves (Wednesday, 17 August 2011 17:11)

    olá!
    Embora não seja Tripeira de gema, ao fim de 20 anos na cidade, já é mais a minha cidade que o Minho onde nasci.
    Tenho passado os fins de semana com "Tripeiros de gema" a conhecer a cidade aos bocadinhos. Temos descoberto recantos encantadores e pelos quais passamos todos os dias sem reparar.
    Mas um pôr do sol nas margens do Douro é uma imagem que nunca se esquece.
    Da proxima visita tem que exprimentar!!

Pesquisa:

 

by Fusionbot | Mapa do Site

www.AutoPECAS-ONline.pt

Fri

13

Oct

2017

O que representas para eles é a liberdade

Diz a personagem de Nicholson à de Hopper, em Easy Rider. Não, não é do meu tempo (embora 69 também tenha sido um ano de boa colheita), mas é intemporal. Esta é a frase que define o filme.

Read More 0 Comments

Wed

15

Feb

2017

Como escolher o bom tipo de pneu de moto?

Existem cada vez mais categorias, gamas e tratamentos de pneus de moto. Não é fácil escolher o melhor tipo de pneu de entre tantos modelos e escolhas possíveis.

Read More

Thu

02

Feb

2017

Equipamento para andar à chuva

Andar confortável é o primeiro passo para uma condução segura...

Read More
A história do Mototurismo

Grupo de Amigos Pan-European

Turismo-de-moto, turismo, mototurismo, iajar-de-moto, viagens, viajante
Procure-nos no facebook

© Desenvolvido por Magnasubstância

As imagens deste site não podem ser utilizadas sem autorização prévia. Proteção de dados.