Viajar de moto no Inverno

Tome as devidas precauções para viajar de forma mais segura...

p
u
b

Conduzir moto no Inverno aumenta consideravelmente a sensação de frio e desanima muitos motociclistas a efectuar viagens nestes meses mais gélidos ...Além de incomodo, o frio pode provocar acidentes, isto é, retarda a reacção perante um imprevisto e a falta de tacto nas mãos provoca uma acção brusca nos comandos da moto sendo que em pisos molhados pode ser complicado.

Não obstante, tudo isto não deve ser motivo para impedir de viajar de moto, bastando tomar as devidas precauções para se deslocar de forma segura e agradável.

 

Aqui ficam alguns conselhos:

 

• O primeiro conselho para que a sensação de frio não aumente para níveis desagradáveis, é moderar a velocidade. Para evitar um arrefecimento do corpo, podendo nestas condições provocar movimentos bruscos, convém efectuar paragens mais regular-mente e realizar pequenos alongamentos, tomar uma bebida quente, sendo o mais importante estar vestido com roupa adequada da cabeça aos pés.



• Em termos de capacete, o mais adequado é o capacete integral para proteger mais a cara. Se com o capacete não é suficiente, é conveniente usar um passa-montanhas com extensão até ao peito, podendo complementar com uma pescoceira.

 

• O clássico casaco em pele e com um fato térmico debaixo deste, pode ser suficiente para não sentirmos frio. A aposta mais segura sem duvida, vai para as roupas mais inovadoras, onde a sua constituição é composta por Gore-Tex, sendo estas transpiráveis, leves e que melhor conservam o calor do corpo.


• As mãos são, sem duvida, uma zona onde mais temos de ter cuidado para evitar que fiquem frias e interfiram na condução, por isso, é imprescindível termos umas boas luvas, resistentes, impermeáveis, transpiráveis e feitas com material térmico. Em climas extremos, é aconselhável o uso de punhos aquecidos, sendo que hoje em dia existem muitos tipos de punhos aquecidos e a preços acessíveis.

 

• Para proteger as pernas, além de umas calças interiores Térmicas, as calças exteriores devem ser em Gore-Tex, por todas as razões já referidas acima. Os joelhos são também uma das partes mais expostas ao frio, pelo que, as protecções de joelhos ajudam a minimizar o impacto do mesmo.

 

• Por ultimo, temos de proteger os pés ao máximo, sendo estes os primeiros com tendência para gelar. Convém optar por meias de lã e botas altas em Gore-Tex, acolchoadas. Para as botas, existem palmilhas Térmicas, que aquecem através de uma pequena bateria no seu interior.

 

Texto: PedroMRCaldas - Mototurista

 

Boas curvas!

 


Write a comment

Comments: 1
  • #1

    Patricia (Sunday, 20 November 2011 00:34)

    Onde podemos encontrar esses acessórios para frio online? Sou do Brasil e não encontro esses acessórios aqui. Temos roupas térmicas mas é só isso. E naõ são reaçmente apropriadas para o frio europeu e pretendo fazer uma viagem por aí breve.
    Obrigada

Pesquisa:

 

by Fusionbot | Mapa do Site

www.AutoPECAS-ONline.pt

Wed

15

Feb

2017

Como escolher o bom tipo de pneu de moto?

Existem cada vez mais categorias, gamas e tratamentos de pneus de moto. Não é fácil escolher o melhor tipo de pneu de entre tantos modelos e escolhas possíveis.

Read More

Thu

02

Feb

2017

Equipamento para andar à chuva

Andar confortável é o primeiro passo para uma condução segura...

Read More

Wed

04

Jan

2017

Stories of Bikes - A tua mota, a tua historia

Um pequeno filme que transmite o prazer de conduzir uma mota!

Read More
A história do Mototurismo

Grupo de Amigos Pan-European

Turismo-de-moto, turismo, mototurismo, iajar-de-moto, viagens, viajante
Procure-nos no facebook

© Desenvolvido por Magnasubstância

As imagens deste site não podem ser utilizadas sem autorização prévia. Proteção de dados.