Viajar a chuva

Cuidados a ter para viajar com mau tempo...

Aqui ficam algumas dicas e concelhos para circularmos de mota à chuva, muito comuns quando se fala no assunto e sempre importantes recordar.

  • Manter-nos confortaveis enquanto conduzimos à chuva é o primeiro passo para que tudo corra bem. Usar um bom equipamento, blusão e calças, botas e luvas quentes impermeáveis vai manter-nos quentes e secos, deixando a nossa atenção toda direccionada para a condução.
  •  

  • A estrada fica muito mais perigosa e escorregadia no início da chuva, pois a quantidade de água no pavimento ainda não é suficiente para "lavá-la". Assim, misturada com o pó, oleos e gotas de combustivel, fica muito escorregadio e perigoso.
  •  

  • Cuidado com as poças de água: estas podem esconder buracos ou pedras.
  •  

  • Nas curvas não curvar demasiado. Inclinem o corpo levemente para compensar a inclinação da moto.
  •  

  • Quando é seguro, aproveitem as faixas que os pneus dos automóveis deixam no alcatrão, pois apanha menos água.
  •  

  • Cuidado com os dias de chuva e frio pelas serras de Portugal, pois é normal aparecer gelo em algumas estradas.... o conselho é, circulem o mais possível pelo meio da faixa, evitando as bermas onde o gelo tem tendência a permanecer...
  •  

  • Ao parar nos semaforos ou cruzamentos com stop, evitem o centro da via parando antes na lateral. É nesta zona central que se depositam os óleos que pingam dos motores dos alguns automóveis, ficando muitas vezes uma pasta escorregadia.

A Hidroplanagem

Chuva, água, agua na estrada, hidroplanagem, meteo, meteorológico, meteorologia, precipitação, gotas de água, líquido, nuvens, oleo, viscoso, viscovidade, escorregadio, escorrega, perigo, perigoso, tempestade, aguaceiro, chuvisco, hidrológico, pluviômetro, pluviograma, acidente, acidentado, guarda-chuva

Ao circular em estrada aberta (auto-estradas, itenrários principais (IP), nacionais, etc..), cuidado com a hidroplanagem. Esta acontece quando o pneu perde o contacto com o piso e desliza sobre uma toalha liquida, normalmente, de água.


O óleo ou o gasolina têm uma muito maior capacidade de constituir essa toalha, como é sabido, mas quando isso acontece não se chama HIDROPLANAGEM, chama-se ACIDENTE. Mas, voltemos à água, que se encontra muito mais frequentemente nas estradas.

Quando a película de líquido sob o pneu tem uma espessura inferior a 0.5 mm o fenómeno denomina-se VISCOPLANAGEM. Se estão a pensar que voltamos a falar de óleos, pensem melhor. Também acontece com água. Por exemplo, conhecem a sensação de rolar num piso de paralelepípedos polidos e molhadinhos? Pois é, nessa altura a toalha de líquido que se interpõe entre o pneu e o piso cai, normalmente, nesta categoria.

A HIDROPLANAGEM fica a dever-se a um conjunto de circunstâncias (velocidade, tipo de piso, nível de desgaste e pressão dos pneus, quantidade de água no solo, carga, travagem, etc) que convergem numa situação: a incapacidade do pneu escoar a água que se interpõe entre ele e o piso.

Quando se menciona a velocidade, não pense que a HIDROPLANAGEM só acontece a velocidades elevadas. Há registos de quedas devido a este fenómeno a 80 Km/h.

Recomendações: Use, no Inverno, pneus novos ou em muito bom estado e mantenha a pressão correcta.

Se o fizer, as probabilidades de hidroplanagem serão mínimas. Mas se estiver a chover fortemente reduza muito a velocidade porque pode encontrar uma toalha de água com alguma profundidade ( infelizmente, este tipo de toalhas de água surgem demasiado frequentemente nas nossas estradas aquando de fortes chuvadas) e se isso acontecer ...não só é muito difícil manter a direcção da moto, devido às fortes, rápidas e incontroláveis pressões introduzidas na direcção como pode surgir a malvada Hidroplanagem.

Boas curvas... e muito cuidado SEMPRE!


Write a comment

Comments: 1
  • #1

    Gil-beto (Saturday, 22 January 2011 12:11)

    Dicas muito boas! Esta página começa ter muita utiidade para qum gosta de andar de mota. Parabens e continue.

Pesquisa:

 

by Fusionbot | Mapa do Site

www.AutoPECAS-ONline.pt

Fri

13

Oct

2017

O que representas para eles é a liberdade

Diz a personagem de Nicholson à de Hopper, em Easy Rider. Não, não é do meu tempo (embora 69 também tenha sido um ano de boa colheita), mas é intemporal. Esta é a frase que define o filme.

Read More 0 Comments

Wed

15

Feb

2017

Como escolher o bom tipo de pneu de moto?

Existem cada vez mais categorias, gamas e tratamentos de pneus de moto. Não é fácil escolher o melhor tipo de pneu de entre tantos modelos e escolhas possíveis.

Read More

Thu

02

Feb

2017

Equipamento para andar à chuva

Andar confortável é o primeiro passo para uma condução segura...

Read More
A história do Mototurismo

Grupo de Amigos Pan-European

Turismo-de-moto, turismo, mototurismo, iajar-de-moto, viagens, viajante
Procure-nos no facebook

© Desenvolvido por Magnasubstância

As imagens deste site não podem ser utilizadas sem autorização prévia. Proteção de dados.