Para quem anda de moto regularmente, são vários os cudados a ter com os pneus. Aqui ficam algumas explicações que o ajudarão a escolher os pneus que melhor se adaptam às condições climatéricas.
Pode circular com pneus de Verão ao longo de todo o ano, se a utilização do seu veículo, as deslocações e o clima da sua zona geográfica o permitirem. É importante ter pneus para o Verão sempre em bom estado. Se chuver ou nevar, a performance do pneu para o Verão é mais fraca, ou até quase nula, se o desgaste for demasiado grande. Porém, um pneu para o Verão será muito performante num piso seco e terá uma aderência muito elevada.
Recomenda-se que monte pneus de Inverno de Novembro a Março inclusive. O uso destes pneus varia no entanto em função da utilização do seu veículo, das deslocações efectuadas e do clima da sua zona geográfica. É muito importante ter os pneus sempre em bom estado, porque pneus para o Inverno gastos não serão eficazes nem na neve nem em piso molhado. Tome nota que a montagem de pneus para o Inverno afectará sensivelmente o comportamento do seu veículo e a aderência em pisco seco.
O pneu para todas as estações é um bom compromisso e se utilizar o seu veículo tanto no Verão, como no Inverno. É um pneu que se adapta evidentemente a todos os tipos de piso, mas que permanece um pouco "generalista". Um pneu para todas as estações não será tão performante e a sua aderência a um piso seco não será tão boa como a de um pneu de Verão. O seu grip será igualmente menos significativo que o de um pneu para a neve num piso nevado.
É igualmente importante possuir pneus em muito bom estado para todas as estações por forma a que os mesmos continuem performantes em todas as situações.
Todos os pneus novos necessita de um período de rodagem. A rodagem consiste em circular a velocidade moderada durante os primeiros 200 a 300 quilómetros, para melhorar o rendimento dos pneus a longo prazo. É aconselhável não acelerar fortemente nem travar bruscamente durante os primeiros quilómetros, até adaptar a condução aos pneus novos. Se o seu antigo jogo de pneus estava muito desgastado, tenha em conta que o comportamento do seu veículo será diferente com o novo jogo, mesmo se se tratar da mesma marca e referência.
Nunca verificar a pressão dos pneus com eles quentes. Aguardem sempre o tempo sufeciente até os pneus arrefecerem, para depois verificar e acertar a pressão correctamente.
Conclusão: Antes de dar inicicio à sua viagem, verifique o estado dos pneus, e veja se são os ideais para a viagem que vai empreender.
Boa viagem!
Ler também: Enchimento de Pneus com Azoto
Write a comment