Cuidados a ter com os pneus

Adaptar os seus pneus à estação é primordial para a sua segurança.

Para quem anda de moto regularmente, são vários os cudados a ter com os pneus. Aqui ficam algumas explicações que o ajudarão a escolher os pneus que melhor se adaptam às condições climatéricas.

Pneus para o Verão

Pode circular com pneus de Verão ao longo de todo o ano, se a utilização do seu veículo, as deslocações e o clima da sua zona geográfica o permitirem. É importante ter pneus para o Verão sempre em bom estado. Se chuver ou nevar, a performance do pneu para o Verão é mais fraca, ou até quase nula, se o desgaste for demasiado grande. Porém, um pneu para o Verão será muito performante num piso seco e terá uma aderência muito elevada.

 

Pneus para o Inverno

Recomenda-se que monte pneus de Inverno de Novembro a Março inclusive. O uso destes pneus varia no entanto em função da utilização do seu veículo, das deslocações efectuadas e do clima da sua zona geográfica. É muito importante ter os pneus sempre em bom estado, porque pneus para o Inverno gastos não serão eficazes nem na neve nem em piso molhado. Tome nota que a montagem de pneus para o Inverno afectará sensivelmente o comportamento do seu veículo e a aderência em pisco seco.

 

Pneus para Todas as Estações

O pneu para todas as estações é um bom compromisso e se utilizar o seu veículo tanto no Verão, como no Inverno. É um pneu que se adapta evidentemente a todos os tipos de piso, mas que permanece um pouco "generalista". Um pneu para todas as estações não será tão performante e a sua aderência a um piso seco não será tão boa como a de um pneu de Verão. O seu grip será igualmente menos significativo que o de um pneu para a neve num piso nevado.


É igualmente importante possuir pneus em muito bom estado para todas as estações por forma a que os mesmos continuem performantes em todas as situações.


Rodagem de pneus

Todos os pneus novos necessita de um período de rodagem. A rodagem consiste em circular a velocidade moderada durante os primeiros 200 a 300 quilómetros, para melhorar o rendimento dos pneus a longo prazo. É aconselhável não acelerar fortemente nem travar bruscamente durante os primeiros quilómetros, até adaptar a condução aos pneus novos. Se o seu antigo jogo de pneus estava muito desgastado, tenha em conta que o comportamento do seu veículo será diferente com o novo jogo, mesmo se se tratar da mesma marca e referência.

 

Pressão dos Pneus

Nunca verificar a pressão dos pneus com eles quentes. Aguardem sempre o tempo sufeciente até os pneus arrefecerem, para depois verificar e acertar a pressão correctamente.

 

Conclusão: Antes de dar inicicio à sua viagem, verifique o estado dos pneus, e veja se são os ideais para a viagem que vai empreender.

 

Boa viagem!

 

Ler também: Enchimento de Pneus com Azoto

 


Write a comment

Comments: 0

Pesquisa:

 

by Fusionbot | Mapa do Site

www.AutoPECAS-ONline.pt

Wed

15

Feb

2017

Como escolher o bom tipo de pneu de moto?

Existem cada vez mais categorias, gamas e tratamentos de pneus de moto. Não é fácil escolher o melhor tipo de pneu de entre tantos modelos e escolhas possíveis.

Read More

Thu

02

Feb

2017

Equipamento para andar à chuva

Andar confortável é o primeiro passo para uma condução segura...

Read More

Wed

04

Jan

2017

Stories of Bikes - A tua mota, a tua historia

Um pequeno filme que transmite o prazer de conduzir uma mota!

Read More
A história do Mototurismo

Grupo de Amigos Pan-European

Turismo-de-moto, turismo, mototurismo, iajar-de-moto, viagens, viajante
Procure-nos no facebook

© Desenvolvido por Magnasubstância

As imagens deste site não podem ser utilizadas sem autorização prévia. Proteção de dados.