Como tratar bem da nossa mota

Conselhos práticos sobre pormenores que fazem a diferença

Quando a nossa mota fica parada longos periodos de tempo, ou mesmo na utilização no dia-a-dia, aqui ficam estes conselhos práticos sobre pequenos pormenores que muitas vezes nem nos lembramos.

Start up Motorcycle

Motor frio

Quando pomos o motor a trabalhar em frio, alguns de nós têm o hábito de o fazer com a moto no descanso lateral. Não é muito saudável fazê-lo. No caso das motas que têm ar automático, o motor fica num regime de rotação mais alto e com o motor inclinado, a lubrificação da parte superior do lado oposto não é feita correctamente, podendo com o tempo levar a desgastes precoces. Nas motas com ar tradicional, pode-se não usar o botão do ar e ir aquecendo o motor com ligeiras acelerações. Podemos fazer o mesmo nos dois casos, pois com ar autmomático este desliga-se com as acelerações.

Embraiagem e travões

Antes de por o motor a trabalhar convém apertar uma ou duas vezes a embraiagem e os travões para observar se não houve perca de fluidos durante a paragem. O ideal é pôr o motor a trabalhar com a embraiagem apertada, assim o motor fica mais solto e previne alguma falha a nível do sensor de mudança engatada.


Paragens longas

Quando se prevê que a "menina" vai ficar parada durante um longo período, convém que fique com as duas rodas no ar e com o depósito cheio. Previne-se assim que os pneus deformem por estarem demasiado tempo na mesma posição, mas, o mesmo acontece se não os formos rodando (com se faz com o champanhe) com alguma frequência. O depósito atestado serve para prevenir que a chapa interior, exposta ao ar oxide e venha mais tarde a provocar entupimentos na carburação.


Liquido de refrigeração

Após viagens mais longas e/ou rápidas, convém sempre verificar o nível do liquido de refrigeração no vaso de expansão, e apenas com o motor frio. O facto de as motos serem mais ou menos novas não impede que por algum motivo excepcional possam perder liquido de refrigeração. Quando se circula é muito importante ter atenção ao ponteiro da temperatura, porque quando não marca temperatura pode não ser sintoma de que o motor não aquece e sim de que não tem liquido de refrigeração suficiente, pelo que convém parar rapidamente.


Pressão dos Pneus

Nunca verificar a pressão dos pneus com eles quentes. Aguardem sempre o tempo sufeciente até os pneus arrefecerem, para depois verificar e acertar a pressão correctamente. (Sobre pneus, ler também: Cuidados a ter com os Pneus).

Lavagem de motos

Nunca lavar as motos com o motor quente ou ao sol. A água fria no motor e escapes quentes, pode causar serios danos. A lavagem ao sol também é desaconselhada por provocar manchas na pintura. Quando se lava uma moto, deve utilizar-se um detergente neutro, para não atacar o verniz da pintura nem as borrachas dos travões, fixação das carenagens, etc. Humedecer primeiro a moto, lavar e passar rapidamente por agua. De preferência, utilizar mangueira e evitar lavagens de alta pressão. Quando não há alternativa e se tem que utilizar as estações de lavagem, evitar aproximar o bico da pistola de lavagem, da moto. Lavar de longe e sempre na perpendicular, por forma a não lascar a pintura, arrancar algum pedaço que tenha sido esfolado ou arrancar os autocolantes que não estão protegidos pelo verniz. Na lavagem das jantes, nunca virar a pistola de lavagem para o eixo da roda, a agua infiltra-se e danifica os rolamentos.

Fonte: A.Rechena - www.ga-paneuropean.com


Write a comment

Comments: 0

Pesquisa:

 

by Fusionbot | Mapa do Site

www.AutoPECAS-ONline.pt

Wed

15

Feb

2017

Como escolher o bom tipo de pneu de moto?

Existem cada vez mais categorias, gamas e tratamentos de pneus de moto. Não é fácil escolher o melhor tipo de pneu de entre tantos modelos e escolhas possíveis.

Read More

Thu

02

Feb

2017

Equipamento para andar à chuva

Andar confortável é o primeiro passo para uma condução segura...

Read More

Wed

04

Jan

2017

Stories of Bikes - A tua mota, a tua historia

Um pequeno filme que transmite o prazer de conduzir uma mota!

Read More
A história do Mototurismo

Grupo de Amigos Pan-European

Turismo-de-moto, turismo, mototurismo, iajar-de-moto, viagens, viajante
Procure-nos no facebook

© Desenvolvido por Magnasubstância

As imagens deste site não podem ser utilizadas sem autorização prévia. Proteção de dados.