Conselhos uteis ao Viajante

Seja de mota, de carro ou de avião, tome nota destas dicas importantes!

Ir de viagem começa muito antes de iniciarmos a aventura propriamente dita. Tem início no planeamento e nos preparativos, que passam também por sabermos o máximo de informação sobre os nossos direitos e obrigações. Tome nota então, destas dicas muito importantes:

Obtenha informações sobre o seu destino turístico, junto da sua Agência de Viagens ou nas embaixadas e consulados, com destaque para a necessidade de Visto.


Informe-se sobre a necessidade de actualização de vacinas e da adopção de outras medidas de protecção para reduzir o risco de aquisição de doenças. Consulte o seu médico, se estiver sob tratamento de qualquer doença.


Informe-se sobre quaisquer acordos de assistência médica que possam existir com o pais ou países de destino. Solicite junto do seu centro de saúde da área de residência o formulário E111 (assistência médica gratuita nos hospitais estatais), válido nos países da União Europeia.


Deve retirar o maior número de informações sobre os hábitos locais, usos e costumes. Exemplo: Não há uma regra específica para dar gorjeta. É um hábito ou uma regra que depende do pais. Em muitos países, as contas de hotéis e restaurantes incluem uma taxa de serviço. Informe-se sempre


Informe-se da representação diplomática, no destino, fazendo-se acompanhar do contacto (morada, telefone, etc).


Verifique a cobertura do seu Seguro em relação a viagens. Informe-se com o seu agente de viagens sobre seguro-saúde.


Informe-se da moeda local, cotação da moeda de origem, formas de pagamento universais, etc. Nunca se deve fazer acompanhar de elevadas quantias. Deve ainda separar o dinheiro, por forma a que em caso de perca ou roubo, não fique sem qualquer dinheiro


É importante conhecer as condições climatéricas, de acordo com a época em que se realiza a sua viagem, por forma a fazer-se acompanhar da roupa apropriada.

 

Solicite, por escrito, todas as confirmações relativas aos serviços contratados. Leia atentamente todas as condições do programa de viagem escolhido. Recolha a informação relativa até quando pode haver cancelamento sem multas, troca de datas e reembolso da passagem aérea.

 

Identifique, de forma bem visível, toda a sua bagagem. Se vai viajar de avião, nunca a abandone a sua bagagem no aeroporto, antes do check in. A pontualidade na hora do embarque é importante. Se o passageiro chegar em cima da hora, a companhia poderá não conseguir embarcar sua bagagem no mesmo vôo, provocando atrasos na entrega.

 

Leve somente o essencial. Não viaje com jóias nem com objectos valiosos. Não se esqueça de levar alguns medicamentos de primeiros socorros, enjôos e desarranjos intestinais, analgésicos, antiácidos, antigripais e remédios específicos com receitas médicas.

 

Nas viagens de avião, as crianças devem viajar acompanhadas. No entanto é possível viajarem sem acompanhante, de acordo com regras estabelecidas. Para informação completa, antes de viajar deve contactar a sua agência de viagens.

 

Em alguns países, turistas têm direito a receber de volta o valor referente ao imposto sobre os produtos adquiridos. A isenção vale para mercadorias como roupas, electrodomésticos ou perfumes que serão trazidos para o seu país. Ficam fora do programa os custos com hospedagem e alimentação. Deve sempre perguntar se existe a possibilidade de reembolso do imposto antes de fazer a compra. O procedimento varia de acordo com o país.

 

Informe algum familiar ou amigo da data de partida e de chegada. Indique o país ou países de destino, moradas e números de contacto.

Para concluir:

 

Embora extensa, esta lista vem de facto dar-nos ajuda na nossa "check-list" de itens a prevenir e tratar antes da nossa viagem. Confiram com atenção!

 

Boas curvas!


Voltar -
Ir para o Topo -
Home -
-
Home Partilhar
 
p
u
b
 

Write a comment

Comments: 0

Pesquisa:

 

by Fusionbot | Mapa do Site

www.AutoPECAS-ONline.pt

Wed

15

Feb

2017

Como escolher o bom tipo de pneu de moto?

Existem cada vez mais categorias, gamas e tratamentos de pneus de moto. Não é fácil escolher o melhor tipo de pneu de entre tantos modelos e escolhas possíveis.

Read More

Thu

02

Feb

2017

Equipamento para andar à chuva

Andar confortável é o primeiro passo para uma condução segura...

Read More

Wed

04

Jan

2017

Stories of Bikes - A tua mota, a tua historia

Um pequeno filme que transmite o prazer de conduzir uma mota!

Read More
A história do Mototurismo

Grupo de Amigos Pan-European

Turismo-de-moto, turismo, mototurismo, iajar-de-moto, viagens, viajante
Procure-nos no facebook

© Desenvolvido por Magnasubstância

As imagens deste site não podem ser utilizadas sem autorização prévia. Proteção de dados.