Vai de mota a Marrocos?

Cada vez mais, Marrocos é um destino de eleição para motociclistas. ...

O fascínio pelas longas planíces de areia, pela cultura diferente da europeia, e pelo facto de ser completamente acessível (ao nível dos acessos e da relativa proximidade de Portugal) tem tornado Marrocos um destino de preferência entre os mototuristas portugueses.

Marrocos de mota

Foto: Rotaway

São cada vez mais os que para ali se deslocam em passeio, a solo ou em grupo. No momento em que escrevo estas linhas, tenho conhecimento de pelo menos três grupos de motociclistas que preparam as suas "expedições" para o "deserto" marroquino.

Da minha parte confesso que ainda nao me atrai este destino, pois prefiro nesta fase conhecer a europa, ou pelo menos parte dela (o combustível continua a subir?!).


No entanto, pela generalidade da procura deste destino, aqui ficam algumas dicas do que é necessário, se for brevemente a Marrocos:


  • Carta de Condução válida

  • Seguro válido, "Carta Verde" com extensão territorial para Marrocos (é possível fazer um seguro temporário na fronteira, mas é de evitar por ser um processo demasiado demorado);

  • Passaporte válido, no mínimo, por período superior a seis meses a contar da data de saída de Marrocos (não é necessário visto);

  • Registo de Propriedade, em nome do condutor. Para veículos alugados deverá ter uma Declaração de Autorização de Entrada de Veículos de Terceiros, em português e francês, reconhecido por notário e posteriormente carimbado pela Embaixada de Marrocos; No caso de renting ou ALD, contacte a entidade financiadora que tratará do assunto cobrando uma taxa pelo serviço.

  • Documento que formalize a passagem da moto (Déclaration d'Admission Temporaire de Moyens de Transport) devidamente preenchido. Clique aqui para aceder ao documento. Imprima o documento em triplicado para mais tarde entregar na fronteira.

    Nota: se já visitou Marrocos anteriormente deverá localizar no seu passaporte, junto ao primeiro carimbo das autoridades Marroquinas, um registo alfanumérico que deverá introduzir na declaração.

  • Será ainda exigido o preenchimento de outro impresso para o passageiro, sendo emitido um Documento Verde Temporário que nos deverá acompanhar durante toda a aventura. Tipicamente, este processo só é possível de concluir localmente. Estes dois últimos documentos serão devolvidos, obrigatoriamente, às autoridades fronteiriças quando deixarmos Marrocos.

  • Nenhuma vacina é obrigatória, mas é recomendada a vacina da febre amarela se for para para regiões mais a sul

Recomendações finais:

  1. Efetue várias fotocópias dos diversos documentos; poderá ainda digitalizá-los e guardá-los num sítio seguro de acesso via internet;
  2. Transporte sempre consigo a receita médica dos medicamentos que esteja a tomar. Lembre-se que existem substâncias legalmente permitidas em Portugal que são ilegais noutros países.

Agradeço ao Clube Mototurismo Tap esta lista de "Formalidades de Entrada em Marrocos", bastante mais completa mas igualmente necessária.

 

Boas curvas!

 


Write a comment

Comments: 0

Pesquisa:

 

by Fusionbot | Mapa do Site

www.AutoPECAS-ONline.pt

Wed

15

Feb

2017

Como escolher o bom tipo de pneu de moto?

Existem cada vez mais categorias, gamas e tratamentos de pneus de moto. Não é fácil escolher o melhor tipo de pneu de entre tantos modelos e escolhas possíveis.

Read More

Thu

02

Feb

2017

Equipamento para andar à chuva

Andar confortável é o primeiro passo para uma condução segura...

Read More

Wed

04

Jan

2017

Stories of Bikes - A tua mota, a tua historia

Um pequeno filme que transmite o prazer de conduzir uma mota!

Read More
A história do Mototurismo

Grupo de Amigos Pan-European

Turismo-de-moto, turismo, mototurismo, iajar-de-moto, viagens, viajante
Procure-nos no facebook

© Desenvolvido por Magnasubstância

As imagens deste site não podem ser utilizadas sem autorização prévia. Proteção de dados.