Viajar pela Europa - Carta e Seguro

A carta de condução e o seguro são comuns a todos os países?

No caso da cartas de condução emitidas por um Estado-Membro, estas são válidas em toda a UE. Em alguns países, devemos trazer não só a carta de condução válida mas também o livrete de matrícula do veículo.

Na maioria dos países a idade mínima para conduzir um automóvel é 18 anos. Se por acaso necessitar de alugar um automovel, na União Europeia não existe um limite mínimo de idade para alugar um automóvel mas as companhias de aluguer podem recusar condutores dos 20 aos 23 anos. Pode igualmente haver limites máximos de idade, entre os 65 e os 75 anos.



Seguro automóvel


Independentemente do país da UE em que se encontre, o seu seguro inclui automaticamente a cobertura mínima (responsabilidade civil) prevista pela lei. O mesmo se aplica à Islândia, Liechtenstein e Noruega. Se tiver um seguro contra todos os riscos no seu país, verifique se este cobre igualmente as viagens no estrangeiro.


A carta verde (certificado internacional de seguro) não é obrigatória para viajar na União Europeia, embora constitua uma prova de seguro internacionalmente reconhecida e permita obter mais facilmente reparação em caso de acidente.

carta de condução, seguro automovel, seguradora, lista companhias de seguros, lista de seguradoras, ACE Europe, AÇOREANA, ACP MOBILIDADE, AIG EUROPE, Allianz PORTUGAL, ASEFA, AXA PORTUGAL, BPI Vida, CA SEGUROS, CARDIF ASSURANCE VIE, COFACE, EUROVIDA, EUROP ASSISTANCE PORTUGAL,Fidelidade Mundial, Generali, Groupama Seguros, IMPÉRIO BONANÇA,Liberty, LUSITANIA, MAPFRE, OK! Teleseguro, POPULAR SEGUROS, SANTANDER TOTTA SEGUROS, Tranquilidade, ZURICH, LOGO seguros

Na ausência da carta verde, o condutor deve levar consigo o certificado de apólice de seguro. O sistema de carta verde é uma convenção internacional à qual aderiram, até à data, 44 países e é gerido por uma associação de seguradoras, cujo sítio Web fornece mais informações sobre o sistema de carta verde  e respectivos objectivos.

 

A sua seguradora pode fornecer-lhe um exemplar da declaração europeia de acidente. Trata-se de um documento multilingue, que facilita o preenchimento imediato de uma declaração em caso de acidente noutro país.

Fonte: europa.eu/travel  

 

Boas curvas!

Ler também: Cartão de Saude Europeu

 


Write a comment

Comments: 0

Pesquisa:

 

by Fusionbot | Mapa do Site

www.AutoPECAS-ONline.pt

Fri

13

Oct

2017

O que representas para eles é a liberdade

Diz a personagem de Nicholson à de Hopper, em Easy Rider. Não, não é do meu tempo (embora 69 também tenha sido um ano de boa colheita), mas é intemporal. Esta é a frase que define o filme.

Read More 0 Comments

Wed

15

Feb

2017

Como escolher o bom tipo de pneu de moto?

Existem cada vez mais categorias, gamas e tratamentos de pneus de moto. Não é fácil escolher o melhor tipo de pneu de entre tantos modelos e escolhas possíveis.

Read More

Thu

02

Feb

2017

Equipamento para andar à chuva

Andar confortável é o primeiro passo para uma condução segura...

Read More
A história do Mototurismo

Grupo de Amigos Pan-European

Turismo-de-moto, turismo, mototurismo, iajar-de-moto, viagens, viajante
Procure-nos no facebook

© Desenvolvido por Magnasubstância

As imagens deste site não podem ser utilizadas sem autorização prévia. Proteção de dados.