Viajar de moto com muito calor

Chega o Verão e com ele as altas temperaturas características desta época

Quem anda de moto todos os dias, principalmente nos grandes centros urbanos, depara-se com o problema do calor. Nas idas à praia, nos passeios de fim-de-semana, ou nas viagens que programamos, convém sabermos o que nos espera, que o calor está lá e por vezes é desagradável.

 

Aqui ficam uma dicas para "aguentar"
e evitar esta questão:


EQUIPAMENTO:

O equipamento é necessário sempre que pegamos na moto. Por isso, temos que adaptar-nos à época do ano em que estamos.


Luvas: No Verão escolha uma luvas finas, com respiração e protecções na palma da mão. Existem também boas soluções sem dedos. É preferivel luvas de tecido e não de pele, pois o tecido deixa respirar melhor, e são fácilmente laváveis.


Blusão de verão: Existem boas soluções no mercado, blusões com respiração em rede e com aberturas especificas que deixam entrar o ar, com protecções essenciais para a nossa segurança. Por baixo, basta uma t-shirt. Evite andar sem blusão ou luvas porque ao fim de uns quilometros está com um escaldão nos braços e mãos.


Calças: Existem no mercado calças de ganga com protecções, de longe o que mais aconselho. São respiráveis, confortáveis e bastante seguras, fácilmente laváveis. Nunca andar de calções, pois além de não oferecerem segurança nenhuma, corre o risco de apanhar queimaduras, não só do motor, como do sol.


Calçado: As botas estão fora de quastão, mesmo que sejam de cano curto e de verão. A zona dos pés é a que mais aquece, e no mercado existem vários modelos de ténis para motard com respiração em rede de nylon, muito seguros e confortáveis.



MOTO:

Evitar andar em altas rotações. Puxar pelo motor e constantes reduções fazem aumentar o aquecimento do motor. Uma condução mais moderada ajuda a manter a temperatura tolerável.

Páre sempre que a temperatura se torna insuportável. Mais vale deixar a máquina arrefecer um pouco que sentir que estamos a chegar ao nosso limite.

 

 

CONDUTOR:

Beba muita água durante o percurso. Ande sempre com uma garrafa de água na moto, e se necessário, molhe a cara, pescoço e calças.

 

Nunca viaje nas horas de mais calor: Entre as 12h e as 15h pare para almoçar, coma coisas leves e nunca beba álcool. Prefira bebidas frescas, como água ou refrigerantes.

 

A transpiração é bom sinal, mas não se deixe desitratar. A água, acompanhada por bebidas energétias ajudam-nos a manter frescos e a aguentar o calor.

 

Sempre que parar, procure uma sombra. Relaxe, refresque-se, e vai ver que recupera rápidamente.

 

Já sabe, nunca descure a segurança.

Boas curvas!


Voltar -
Ir para o Topo -
Home -
-
Home Partilhar
 
p
u
b
 

Write a comment

Comments: 2
  • #1

    bernardo (Friday, 27 May 2011 11:39)

    Uma pergunta: Qual será o capacete mais apropriado para enfrentar o calor? Tenho um Scorpion 900X e há uns tempos senti-me tão mal por causa do calor na cabeça que quase cai da mota. Assim, comprei um kraft aberto que só uso na cidade. Embora seja muito mais agradável, estou sempre ciente do meu queixo...

  • #2

    PTex (Friday, 27 May 2011 23:33)

    Existem cada vez mais boas soluções em matéria de capacetes, e numa pesquisa mais atenta na net podemos encontrar várias marcas com modelos para o calor. A nexx, a Nau ou a Airoh têm algumas soluções interessantes.

Pesquisa:

 

by Fusionbot | Mapa do Site

www.AutoPECAS-ONline.pt

Wed

15

Feb

2017

Como escolher o bom tipo de pneu de moto?

Existem cada vez mais categorias, gamas e tratamentos de pneus de moto. Não é fácil escolher o melhor tipo de pneu de entre tantos modelos e escolhas possíveis.

Read More

Thu

02

Feb

2017

Equipamento para andar à chuva

Andar confortável é o primeiro passo para uma condução segura...

Read More

Wed

04

Jan

2017

Stories of Bikes - A tua mota, a tua historia

Um pequeno filme que transmite o prazer de conduzir uma mota!

Read More
A história do Mototurismo

Grupo de Amigos Pan-European

Turismo-de-moto, turismo, mototurismo, iajar-de-moto, viagens, viajante
Procure-nos no facebook

© Desenvolvido por Magnasubstância

As imagens deste site não podem ser utilizadas sem autorização prévia. Proteção de dados.