Escolha os pneus ideais para si

A importância dos pneus que equipam as nossas motas

Todos nós sabemos que os pneus são uma das partes mais importante na nossa mota. Um bons pneus tornam a nossa condução mais segura, dão-nos segurança para curvar, travar e acelerar, e são o ponto de transmissão de toda a potência do motor para o chão. Além disso, são os acessórios mais caros na manutenção da mota.

Pneus de mota

Por isso a importancia e cuidado que devemos dedicar para "afinar" a nossa escolha da melhor maneira possível. Dependendo da mota, seja uma R, uma estradista, uma trail ou uma chopper, cada modelo tem o seu pneu compatível, e muitas vezes são os que vêem montados de origem, aconselhados pelas marcas.

No entanto, cada um tem o seu tipo de condução, com trajectos diferentes. Por exemplo, se for uma pessoa que faça muita auto-estrada, então os pneus deverão ser mais rijos ao centro, para que durem mais sem sofrer do efeito "quadrado" característico de muitos quilometros em linha recta. Se por outro lado, o percurso diário incluír muitas curvas, então um pneu macio faz todo o sentido.


A juntar a estes factores, há que considerar também o peso da mota. Por exemplo, se for uma Grande-Turistica, certifique-se que que os pneus que tem são GT e não ST. Estas siglas significam "Grand-Turistica" e "sport-turism", e existem de facto algumas diferenças. A GT é uma mota como a Pan-Europen ST 1300, a BMW 1200 LT ou mesmo um Honda Goldwing. São motas que além de pesadas, andam normalmente com duas pessoas e com bagagem. Além de todo este peso, são motas que podem fazer muitos quilómetros a velocidades superiores. Portanto, uns pneus GT são os ideais para estes modelos.


As ST, onde podemos incluir a Yamaha FJR, a BMW RT, ST e a Honda ST 1100 Pan-European, são motas mais leves, com capacidade de carga menor, pelo que justifica-se terem outro tipo de pneus, os ST.


Escolher uns pneus ideais é uma tarefa que leva o seu tempo. Normalmente, só ao fim de 3 ou 4 mudas de pneus é que começamos a perceber o que é melhor para nós. Cada caso é um caso, portanto, para além de ler sobre o assunto e escutar todas as opiniões válidas, faça você mesmo o seu teste. Esperimente dentro do mesmo tipo de pneu, marcas e modelos diferentes durante algum tempo, depois verá que a confiança cresce, pois sabe que aqueles pneus são de facto os indicados para si.


Aqui pode aceder a vários links de marcas de pneus: Marcas de Pneus

Pneus, pneu moto, Avon, Firestone, BF Goodrich, Bridgestone, Continental, Dunlop, Falken, General, Goodyear, GT Champiro, Hankook, Kumho, Michelin, Nexen, Pirelli, Toyo, Uniroyal, Vredestein, Kleber, Uniroyal, Kenda, Interstate, Fulda, BFGoodrich, Camac Pneus, Alliance, mota, motociclo

Isto é um processo longo, normalmente 2 a 3 anos, e deverá levar até ao fim o pneu, Sim, porque o desgaste também é importante, assim como sabermos até onde podemos ir na confiança que temos naquela determinada marca.

 

Na internet existem alguns sites que nos ajudam a escolher, e nada como consultar estas tabelas andes de trocar de pneus. No site Teste de Pneus, podemos consultar várias tabelas e classificações feitas por consumidores para consumidores. Ou seja, opiniões isentas de qualquer pressão comercial.

Já sabe: leve o seu tempo e procure uns pneus que sirvam a sua maneira de conduzir. Não invente demasiado e tente manter as característas ideais para o seu tipo de mota. Veja que marcas existem que possam ter modelos que encaixem nas características da sua mota antes mesmo de mandar colocar. Informe-se junto ao seu concessionário e tire as dúvidas com alguém que saiba do que está a falar. Depois, a última palavra é sempre a sua.

 

Conduza com segurança e...

Boas curvas!


Write a comment

Comments: 1
  • #1

    pedro silva (Saturday, 20 February 2016 00:43)

    Não será mais prático usar o tipo de pneu recomendado pelo construtor ?

Pesquisa:

 

by Fusionbot | Mapa do Site

www.AutoPECAS-ONline.pt

Fri

13

Oct

2017

O que representas para eles é a liberdade

Diz a personagem de Nicholson à de Hopper, em Easy Rider. Não, não é do meu tempo (embora 69 também tenha sido um ano de boa colheita), mas é intemporal. Esta é a frase que define o filme.

Read More 0 Comments

Wed

15

Feb

2017

Como escolher o bom tipo de pneu de moto?

Existem cada vez mais categorias, gamas e tratamentos de pneus de moto. Não é fácil escolher o melhor tipo de pneu de entre tantos modelos e escolhas possíveis.

Read More

Thu

02

Feb

2017

Equipamento para andar à chuva

Andar confortável é o primeiro passo para uma condução segura...

Read More
A história do Mototurismo

Grupo de Amigos Pan-European

Turismo-de-moto, turismo, mototurismo, iajar-de-moto, viagens, viajante
Procure-nos no facebook

© Desenvolvido por Magnasubstância

As imagens deste site não podem ser utilizadas sem autorização prévia. Proteção de dados.