Todos nós sabemos que os pneus são uma das partes mais importante na nossa mota. Um bons pneus tornam a nossa condução mais segura, dão-nos segurança para curvar, travar e acelerar, e são o ponto de transmissão de toda a potência do motor para o chão. Além disso, são os acessórios mais caros na manutenção da mota.
Por isso a importancia e cuidado que devemos dedicar para "afinar" a nossa escolha da melhor maneira possível. Dependendo da mota, seja uma R, uma estradista, uma trail ou uma chopper, cada modelo tem o seu pneu compatível, e muitas vezes são os que vêem montados de origem, aconselhados pelas marcas.
No entanto, cada um tem o seu tipo de condução, com trajectos diferentes. Por exemplo, se for uma pessoa que faça muita auto-estrada, então os pneus deverão ser mais rijos ao centro, para que durem mais sem sofrer do efeito "quadrado" característico de muitos quilometros em linha recta. Se por outro lado, o percurso diário incluír muitas curvas, então um pneu macio faz todo o sentido. A juntar a estes factores, há que considerar também o peso da mota. Por exemplo, se for uma Grande-Turistica, certifique-se que que os pneus que tem são GT e não ST. Estas siglas significam "Grand-Turistica" e "sport-turism", e existem de facto algumas diferenças. A GT é uma mota como a Pan-Europen ST 1300, a BMW 1200 LT ou mesmo um Honda Goldwing. São motas que além de pesadas, andam normalmente com duas pessoas e com bagagem. Além de todo este peso, são motas que podem fazer muitos quilómetros a velocidades superiores. Portanto, uns pneus GT são os ideais para estes modelos. As ST, onde podemos incluir a Yamaha FJR, a BMW RT, ST e a Honda ST 1100 Pan-European, são motas mais leves, com capacidade de carga menor, pelo que justifica-se terem outro tipo de pneus, os ST. Escolher uns pneus ideais é uma tarefa que leva o seu tempo. Normalmente, só ao fim de 3 ou 4 mudas de pneus é que começamos a perceber o que é melhor para nós. Cada caso é um caso, portanto, para além de ler sobre o assunto e escutar todas as opiniões válidas, faça você mesmo o seu teste. Esperimente dentro do mesmo tipo de pneu, marcas e modelos diferentes durante algum tempo, depois verá que a confiança cresce, pois sabe que aqueles pneus são de facto os indicados para si. Aqui pode aceder a vários links de marcas de pneus: Marcas de Pneus |
|
Isto é um processo longo, normalmente 2 a 3 anos, e deverá levar até ao fim o pneu, Sim, porque o desgaste também é importante, assim como sabermos até onde podemos ir na confiança que temos naquela determinada marca.
Na internet existem alguns sites que nos ajudam a escolher, e nada como consultar estas tabelas andes de trocar de pneus. No site Teste de Pneus, podemos consultar várias tabelas e classificações feitas por consumidores para consumidores. Ou seja, opiniões isentas de qualquer pressão comercial.
Já sabe: leve o seu tempo e procure uns pneus que sirvam a sua maneira de conduzir. Não invente demasiado e tente manter as característas ideais para o seu tipo de mota. Veja que marcas existem que possam ter modelos que encaixem nas características da sua mota antes mesmo de mandar colocar. Informe-se junto ao seu concessionário e tire as dúvidas com alguém que saiba do que está a falar. Depois, a última palavra é sempre a sua.
Conduza com segurança e...
Boas curvas!
Write a comment
pedro silva (Saturday, 20 February 2016 00:43)
Não será mais prático usar o tipo de pneu recomendado pelo construtor ?