Pisa e a torre inclinada

Vindo de Saint-Tropez em França, em direção a Pisa, Itália

Torre de Pisa, Pisa, Itália

Obs: Esta é a Parte 4 da crónica Viagem a Itália 2011. Podem ler o início a partir daqui.

A entrada em Itália foi em grande! Ou melhor, foi junto à costa, com montanhas escarpadas do nosso lado esquerdo, e à direita, bem lá em baixo, um mar muito azul, claro e transparente. Ao entrar em Itália, por autoestrada a cruzar montanhas em túneis sucessivos, de repente a costa azul! Sanremo lá em baixo parece uma vila de brincar pela pequenês das casas e ruas.

 

Aqui, neste lanço de autoestrada onde decidimos parar, sentimos na pele e na alma a entrada em Itália. Sabemos por diversos relatos que este é um país belo, e talvez por isso nos deslumbramos tão facilmente com a paisagem que temos na nossa frente...

Chegada a Itália

 

Chegada a Itália

De repente o cansaço desaparece. Horas atrás, quando ainda em França olhámos para o mapa em busca de uma estrada menos sinuosa, confesso que nos sentimos um pouco desmoralizados pela distância que tinhamos que percorrer. Agora tudo isso desapareceu, já não tem importância. Entramos em Itália pela porta grande, e o entusiasmo pela viagem depressa voltou.

p
u
b

Vamos seguindo por aquela autoestrada, na direção da Toscana. Os longos minutos vão passando, e ao poucos começamos a descaír para o interior, deixando no lado oposto o mar fugir até o perder de vista... Sabemos que já estamos perto do nosso destino. No relógio apontam já as 18h, e começamos a ver as placas apontando-nos a direcção de Pisa ...

 

Torre de Pisa, Pisa, Itália

 

Torre de Pisa, Pisa, Itália

 

A Torre de Pisa

Torre de Pisa, Pisa, Itália

 

Chegamos a Pisa já ao final da tarde. Os pequenos pormenores saltam-nos à vista a cada momento, na rua deparamo-nos com Lambrettas de todas as cores e feitios.

p
u
b

A zona da famosa Torre inclinada de Pisa está apinhada de turistas. Vemos e ouvimos imensas linguas diferentes, entre elas o Brasileiro. Toda a gente anda de máquina fotográfica em punho e nada escapa às objectivas. Curisosidade: todas as pessoas estão alegres e não há muito ruído envolvente, o ambiente é mesmo de descontração...

 

Torre de Pisa, Pisa, Itália

 

Torre de Pisa, Pisa, Itália

A torre de Pisa com 58,5 metros de altura é um dos mais famosos cartões-postais da Itália, uma das atrações turísticas mais conhecidas no mundo. Foi construída no século XII para abrigar o sino da catedral da cidade de Pisa. Quando três dos oitos andares da Torre estavam prontos notou-se uma ligeira inclinação.... A torre tinha sido edificada sobre terreno arenoso, e pior, também em cima de um lençol de água.

 

Torre de Pisa, Pisa, Itália

 

Torre de Pisa, Pisa, Itália

Torre de Pisa, Pisa, Itália

 

Torre de Pisa, Pisa, Itália

 

Torre de Pisa, Pisa, Itália

p
u
b

Em 1990, uma avaliação de um grupo de engenheiros indicou que ela corria o perigo de cair de vez. Chegou a estar inclinada 4,5 metros em relação a seu eixo original. A torre foi então fechada ao público, e foi criada uma força internacional com vista a salvar o monumento. Após os trabalhos de restauração, a torre teve a sua inclinação corrigida em apenas 45 centímetros. Hoje em dia está de novo em funcionamento.

 

Torre de Pisa, Pisa, Itália

 

Torre de Pisa, Pisa, Itália

 

Torre de Pisa, Pisa, Itália

Motas paradas a cerca de 50 metros da Torre, começamos a nossa caminhada a visitar as muitas barraquinhas e lojas de rua. Decidimos jantar numa das muitas esplanadas existentes, e nada como em Pisa comer uma verdadeira Pizza. Assim, sentados num restaurante típico Italiano, com flores a rodearem o espaço e na companhia de 2 loirinhas "Moretti" bem fresquinhas, por ali ficámos a jantar calmamente e a apreciar o ambiente.

Já era de noite quando nos dirigimos às motas para perfazer os últimos 120km de estrada. O Hotel aguardava-nos em Florença, e ainda tinhamos 1 hora de caminho. Arrancámos calmamente e felizes por ali ter estado!

A seguir, Florença! Cliquem aqui para a Parte 5 desta crónica!

 


Write a comment

Comments: 0

Pesquisa:

 

by Fusionbot | Mapa do Site

www.AutoPECAS-ONline.pt

Wed

15

Feb

2017

Como escolher o bom tipo de pneu de moto?

Existem cada vez mais categorias, gamas e tratamentos de pneus de moto. Não é fácil escolher o melhor tipo de pneu de entre tantos modelos e escolhas possíveis.

Read More

Thu

02

Feb

2017

Equipamento para andar à chuva

Andar confortável é o primeiro passo para uma condução segura...

Read More

Wed

04

Jan

2017

Stories of Bikes - A tua mota, a tua historia

Um pequeno filme que transmite o prazer de conduzir uma mota!

Read More
A história do Mototurismo

Grupo de Amigos Pan-European

Turismo-de-moto, turismo, mototurismo, iajar-de-moto, viagens, viajante
Procure-nos no facebook

© Desenvolvido por Magnasubstância

As imagens deste site não podem ser utilizadas sem autorização prévia. Proteção de dados.