Entre Florença e Ravenna

Molhar os pés no mar quente do adriatico...

Praia de Ravenna, Marina de Ravenna, Itália

Obs: Esta é a Parte 6 da crónica Viagem a Itália 2011. Podem ler o início a partir daqui.

Depois de visitar demoradamente Florença, seguimos caminho junto ao Rio Arno na direção da outra costa italiana, banhada pelo mar Adriatico. Objectivo: as praias de Ravenna, a 140km de onde estamos.

Mais uma vez não temos pressa, já estamos habituados às distâncias entre cada local de passagem, por isso andamos descontraídos e a apreciar a paisagem. Como os dias são maiores sabemos que temos luz até perto das 21h30, portanto, há que aproveitar!

Parco Nazionale delle Foreste Casentinesi Monte Falterona Campigna, Itália

E ali vamos por aquela estrada nacional com o rio do nosso lado direito. Estradas chamadas Lungarno Cristoforo Colombo, Aldo Moro ou Enrico De Nicola... As placas de direção apontam para vilas sucessivas: Pontassieve, Rufina, Galardo... Temos vontade de parar em todas, tão belas e convidativas que são. Mas continuamos em frente e aos poucos as curvas tornam-se mais intensas, o rio perde-se por entre a vegetação lá em baixo, enquanto vamos ganhando altitude.

Estamos a entrar numa zona natural de beleza verde e luxuriante, o "Parco Nazionale delle Foreste Casentinesi Monte Falterona Campigna", uma formação montanhosa que atravessa o coração deste interior italiano.

p
u
b

Parco Nazionale delle Foreste Casentinesi Monte Falterona Campigna, Itália

Decidimos parar num café de estrada, a cerca de 900 metros de altitude, para beber água. Mesmo ao final da tarde, mesmo estando numa serra, a temperatura ronda os 28 graus. Juntamos a isto uma andamento sempre a subir, a ritmo de passeio, e o resultado é calor e muita sede! Paramos ali uns minutos aproveitando para dar, às nossas motas, um merecido descanso à sombra, enquanto nós próprios nos refrescamos e apreciamos a paisagem.

De vez enquando vemos companheiros de duas rodas a passar, uns em passeio, com malas e topcase, sozinhos ou em pequenos grupos, outros de fato de cabedal e RR's rotativas, quase todas Ducatis reluzentes. Todos nos acenam, e nós vamos retribuíndo o gesto felizes por estar a passear naquela estrada. Sentimos na pele que estamos em Itália, e sorrimos de contentamento.

Mas já falta pouco para Ravenna, e entre paragens para fotos e admirar a paisagem, vamos chegando lentamente à enorme planície que termina banhada pelo mar Adriático. Depois de Serra, pista em linha reta até ao nosso destino! O sol ainda brilha lá no alto, e começamos a ver os veraneantes em amena actividade!

p
u
b

A praia de Ravenna

Esta cidade é apenas um ponto de passagem na nossa viagem. Não estamos ali para a visitar a pé, mas sim para olharmos o mar e molhar os pés na água quente do Adriatico.

Paramos as motas mesmo ao lado da Marina de Ravenna, onde está a placa que indica o local, o quebra-mar sul, aparentemente dedicado a Zaccagnini Benigno (deduzimos que seja o seu arquiteto ou mentor) ...

O Mar Adriatico, o "Adria" como lhe chamam, é um braço lateral do mediterrâneo no Sul da Europa, assim chamado devido à cidade de Adria, situada na província italiana de Rovigo que separa a península dos Apeninos da península Balcã.

Ali ficamos um bom tempo, eu a cumprir o sonho de molhar os pés naquele mar, e o meu companheiro de viagem em amena cavaqueira com uns turistas italianos que admiravam as nossas motas, sempre foco de curiosidade onde quer que passemos. Resolvemos ir comer qualquer coisa antes de arrancar-mos para a nossa última etapa do dia: Veneza. Paramos nas imediações da cidade, na pacífica vila que serve a praia, e ali mesmo jantamos numa frutaria, admirando a pacata vida das pessoas que ali passam, umas a pé, outras de bicicleta...

Praia de Ravenna, Marina de Ravenna, Itália

Já de barriga cheia e o sol a pôr-se no horizonte, arrancámos para os últimos 150km do nosso dia, chegando ao hotel já perto 22h. No dia seguinte esperava-nos um grande dia. Afinal, tinhamos chegado ao objectivo da nossa viagem, Veneza! Estavam completados quase 2500km de viagem!

A seguir, a cidade de Veneza! Cliquem aqui para a Parte 7 desta crónica!

Write a comment

Comments: 2
  • #1

Colmeia (Thursday, 14 July 2011 22:43)

Bela cronica amio, embra esta etapa tenha sido a que gostei menos até agora. Dá para perceber que foi uma viagem sem muito que contar. Fico à espera de Veneza, essa sim, estou curioso!

• #2

Fisgas (Monday, 18 July 2011 19:34)

Caro colmeia, não concordo consigo. Quando se viaja de mota todas as etapas são uma aventura e têm histórias para contar! Ptex, continue, estou a adorar! Parabéns!

Pesquisa:

by Fusionbot | Mapa do Site

www.AutoPECAS-ONline.pt

Wed

Feb

2017

Como escolher o bom tipo de pneu de moto?

Existem cada vez mais categorias, gamas e tratamentos de pneus de moto. Não é fácil escolher o melhor tipo de pneu de entre tantos modelos e escolhas possíveis.

Thu

Feb

2017

Equipamento para andar à chuva

Andar confortável é o primeiro passo para uma condução segura...

Wed

Jan

Stories of Bikes - A tua mota, a tua historia

Um pequeno filme que transmite o prazer de conduzir uma mota!

A história do Mototurismo

Grupo de Amigos Pan-European

Turismo-de-moto, turismo, mototurismo, iajar-de-moto, viagens, viajante