O Ecoturismo

O turismo ecológico foi o segmento turístico que mais cresceu recentemente

Mas perguntam vocês, o que é o Ecoturismo?... Ao contrario do que possam pensar não é um turismo unicamente de caminhada, ou físico, ou mesmo de não utilização de meios poluentes. O Ecoturismo utiliza de forma sustentável, o património natural e cultural do país, incentiva a sua conservação e fomenta a formação de uma consciência ambientalista, através da interpretação do ambiente, promovendo a interação e bem-estar das populações envolvidas. O termo surgiu na década de 70 e 80 no canadá, para designar rotas com belas paisagens ecológicas.

A Organização Mundial de Turismo (OMT) estima que 10% dos turistas em todo o mundo tenham como demanda o turismo ecológico. Sinais dos tempos, em que a procura pela natureza, conhecimento cultural e patrimonial, assim como a interação mais direta com os nativos dos locais visitados se tornam a principal procura para umas férias bem passadas.


O ecoturismo é na sua essência uma forma de praticar turismo em pequena escala, mais ativa e intensa do que outras formas de turismo, onde as infraestruturas de apoio não são tão relevantes.

Praticado por norma por pessoas conscientes das questões ecologias, e em busca do conhecimento e vivências sobre os temas do meio-ambiente, é uma prática menos invasiva e menos agressiva do que formas tradicionais de turismo. Ou seja, é o respeito pelo local e gentes e a vontade de aprender e absorver com elas, tudo aquilo que nos torna pessoas melhores.

 

Por isso não estranhem eu falar no ecoturismo num site de motas. É que pelas suas característas, o Ecoturismo encaixa na perfeição no espiríto do Mototurista, e arrisco mesmo a dizer que é este quem mais pratica e divulga o Ecoturismo na sua plenitude. O mototurismo é, sem dúvida, uma das formas de praticar ecoturismo.

 

Boas curvas!

Leia também:  A história do Mototurismo


Write a comment

Comments: 2
  • #1

    Edgar (Tuesday, 04 October 2011 16:33)

    Olha essa foto é na Lapa concelho de Sardoal, a minha terra.
    Espero que tenham gostado do local.

  • #2

    PTex (Tuesday, 04 October 2011 17:56)

    Edgar, obrigado pelo apontamento! Estive lá guiado por um amigo da zona, que me disse que este local é conhecido por "Lapa"... Nas "viagens nacionais" podes ler a crónica deste passeio domingueiro: "Pela Barragem de Castelo de Bode"... Confesso que adorei a zona! Boas curvas!

Pesquisa:

 

by Fusionbot | Mapa do Site

www.AutoPECAS-ONline.pt

Wed

15

Feb

2017

Como escolher o bom tipo de pneu de moto?

Existem cada vez mais categorias, gamas e tratamentos de pneus de moto. Não é fácil escolher o melhor tipo de pneu de entre tantos modelos e escolhas possíveis.

Read More

Thu

02

Feb

2017

Equipamento para andar à chuva

Andar confortável é o primeiro passo para uma condução segura...

Read More

Wed

04

Jan

2017

Stories of Bikes - A tua mota, a tua historia

Um pequeno filme que transmite o prazer de conduzir uma mota!

Read More
A história do Mototurismo

Grupo de Amigos Pan-European

Turismo-de-moto, turismo, mototurismo, iajar-de-moto, viagens, viajante
Procure-nos no facebook

© Desenvolvido por Magnasubstância

As imagens deste site não podem ser utilizadas sem autorização prévia. Proteção de dados.