Equipamento para andar à chuva

Andar confortável é o primeiro passo para uma condução segura...

Uma peça essencial para andar de moto à chuva é o fato impermeável. Existem vários artigos diferentes no mercado, desde fatos de um peça ou fatos de duas peças, constituído por calça e casaco. Mas como escolher um fato que nos dê a garantia que chegamos secos e confortáveis ao nosso destino?

Para mim, o mais prático é o fato de duas peças, que anda sempre na mota. Ao contrário de um fato de uma peça só, o de duas peças é sem dúvida o mais fácil de vestir e em pouco tempo. Além do mais, se a chuva for leve, basta vestir as calças.

Um bom fato de chuva é feito em nylon, tem capucho embutido no colarinho (com fecho), e costuras termo-soldadas. Deve ter uma rede de arejamento a forrar todo o casaco, ou no mínimo, na parte superior das costas. O aperto deve ser por fecho (zip).

 

Pela característica de um fato impermeável, este não deixa o corpo respirar. Ou seja, o primeiro fator que vamos estranhar é a temperatura a subir e o calor a instalar-se. Nada de mais, considerando que estamos a andar de mota debaixo de um eventual temporal e muitas vezes a temperaturas baixas.

 

Como a maior parte das vezes o fato de chuva é vestido sobre o equipamento da mota, este deve ser largo, um ou dois números acima do que vestimos habitualmente. Lembrem-se que um fato de chuva deve ser prático e não elegante, deve proteger-nos da água e não fazer figura.

 

Para aumentar a proteção, existem também os sacos para os pés (sobre botas), com sola de borracha incorporada, e as indespensáveis luvas impermeáveis, muito importantes para manter as mão secas e quentes. O obectivo é que consigamos mexer os dedos sem este gelarem ou ficarem "enchouriçados" destro de uma luvas grossas e pouco maneáveis. Podemos também optar pelos protetores de mãos impermeáveis, que são presos aos punhos da mota. Para aumentar ainda mais a proteção, existem no mercado os sprays impermeáveis para textil, que aumentam a função de repelente de água e optimizam o desempenho do equipamento.

 

Quando calçamos as luvas certifiquem-se que ficam por dentro da manga do fato, e não por fora, visto que a água escorre do braço para as mãos, e se a manga estiver dentro da luva, a água vai parar dentro da luva. A mesma coisa em relação às botas... nunca metam as calças dentro do cano da bota ou acabam com os prés encharcados.

 

Chuva, água, agua na estrada, hidroplanagem, meteo, meteorológico, meteorologia, precipitação, gotas de água, líquido, nuvens, oleo, viscoso, viscovidade, escorregadio, escorrega, perigo, perigoso, tempestade, aguaceiro, chuvisco, hidrológico, pluviômetro, pluviograma, acidente, acidentado, guarda-chuva

O fato de chuva é muitas vezes um complemento, mas que devemos vesti-lo sempre que a chuva aparece. Para andarmos de mota em total segurança é necessário estarmos com toda a nossa atenção na estrada e na condução, por isso quanto mais confortáveis formos, menos distrações temos. Chegarmos ao nosso destino, despir o fato e estarmos totalmente secos é uma boa sensação. Lembrem-se: andar de mota em total segurança é o principio de uma condução defensiva. Andem confortáveis, e a vossa atenção é toda direcionada para o mais importante: a condução.


Boas curvas!


Pesquisa:

 

by Fusionbot | Mapa do Site

www.AutoPECAS-ONline.pt

Wed

15

Feb

2017

Como escolher o bom tipo de pneu de moto?

Existem cada vez mais categorias, gamas e tratamentos de pneus de moto. Não é fácil escolher o melhor tipo de pneu de entre tantos modelos e escolhas possíveis.

Read More

Thu

02

Feb

2017

Equipamento para andar à chuva

Andar confortável é o primeiro passo para uma condução segura...

Read More

Wed

04

Jan

2017

Stories of Bikes - A tua mota, a tua historia

Um pequeno filme que transmite o prazer de conduzir uma mota!

Read More
A história do Mototurismo

Grupo de Amigos Pan-European

Turismo-de-moto, turismo, mototurismo, iajar-de-moto, viagens, viajante
Procure-nos no facebook

© Desenvolvido por Magnasubstância

As imagens deste site não podem ser utilizadas sem autorização prévia. Proteção de dados.