Festival Internacional de Papagaios de Alcochete

Quem gosta de andar de mota tem sempre um programa preparado para os domingos...

FIPA – Festival Internacional de Papagaios de Alcochete

Geralmente, há sempre uma voltinha matinal combinada, seja sozinho, sejam em boa companhia com outros companheiros motards. Mas este domingo prometia nuvens cinzentas e chuva, por isso nada combinei... no entanto a vontade estava cá!

 

Acordei de manhã com vontade de ir rolar uns quilometros, mas depressa o tempo escureceu e a chuva apareceu mesmo. Olhando o céu pela janela, lembrei-me que em Alcochete era dia de Festival Internacional de Papagaios, e como para além da chuva, havia vento, pensei que era um belo pretexto para ir buscar a mota à garagem e por-me a caminho. Se está tempo para lançar um papagaio, também está tenpo para andar de mota!

IPA – Festival Internacional de Papagaios de Alcochete

Eu nunca tinha ouvido falar em "Festival de Papagaios", e à primeira leitura pensei logo em aves coloridas à solta pela Praia dos Moinhos... mas nada disso! 

Eram sim Papagaios de Papel, igualmente coloridos e presos a fios que se tornam invisiveis, e soltos ao sabor do vento! Este evento, original e cheio de cor, é levado a cabo pela Câmara Municipal de Alcochete em parceria com a Associação Gil Teatro, através da GilPapagaios.

 

"O FIPA – Festival Internacional de Papagaios de Alcochete reúne anualmente na Praia dos Moinhos alguns dos melhores praticantes mundiais nas vertentes de Papagaios Estáticos, Acrobáticos e de Tracção, além de Kite surf e board cross..."


"Para além da habitual participação de numerosas equipas nacionais, são já presença constante no FIPA diversas equipas de Espanha, França, Holanda, Itália, Suíça, Grã-Bretanha e Índia, destacando-se ainda a presença de Stafford Wallace, o praticante de maior prestígio na modalidade de Papagaios de Combate Indianos. Ou ainda Peter Lynn, o neozelandês que se notabilizou pela construção do maior kite do mundo e é um grande impulsionador da modalidade de Kite surf. (...)"

FIPA – Festival Internacional de Papagaios de Alcochete 2012

"O FIPA inclui na sua programação o Festival das Escolas, para os alunos das escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico dos Concelhos de Alcochete e Montijo, e que reúne mais de 1500 crianças na Praia dos Moinhos, que têm desta forma a possibilidade de participar em ateliers de construção de papagaios e de moinhos de vento, usando exclusivamente materiais reciclados. (...)"

 

Uma boa iniciativa a revivar uma arte que se tem perdido nos tempos.

Bem, a verdade é que a cor espelhada pelos céus dão umas excelentes fotografias, por isso não quis perder esta oportunidade de ir até Alcochete, para apreciar, de perto, o espetaculo de rua. Foi só pena o tempo que se fez sentir, com algumas gotas e muitas nuvens a acinzentar o evento! No entanto, foi agradável ver tanta gente na rua a apreciar os papagaios.

 

Gostei pela originalidade da inciativa e espero que para o ano voltem a reptir o evento, de preferência com mais papagaios nos céus!

 

Assim se passa um bom domingo! 

Boas curvas!


Write a comment

Comments: 1
  • #1

    Santos (Tuesday, 16 October 2012 10:30)

    Visitas-te a minha terra, que gosto muito. Alcohete está cada vez melhor, arranjada e de vez enquando acontecem algumas coisas interessantes. Obrigado pela visita!

Pesquisa:

 

by Fusionbot | Mapa do Site

www.AutoPECAS-ONline.pt

Wed

15

Feb

2017

Como escolher o bom tipo de pneu de moto?

Existem cada vez mais categorias, gamas e tratamentos de pneus de moto. Não é fácil escolher o melhor tipo de pneu de entre tantos modelos e escolhas possíveis.

Read More

Thu

02

Feb

2017

Equipamento para andar à chuva

Andar confortável é o primeiro passo para uma condução segura...

Read More

Wed

04

Jan

2017

Stories of Bikes - A tua mota, a tua historia

Um pequeno filme que transmite o prazer de conduzir uma mota!

Read More
A história do Mototurismo

Grupo de Amigos Pan-European

Turismo-de-moto, turismo, mototurismo, iajar-de-moto, viagens, viajante
Procure-nos no facebook

© Desenvolvido por Magnasubstância

As imagens deste site não podem ser utilizadas sem autorização prévia. Proteção de dados.