Pneus Dunlop Roadsmart

Depois de anos com Bridgestone, calhou um dia experimentar uns Dunlop...

Dunlop Roadsmart 2

Sim, a Bridgestone é a marca parceira da honda, pelo menos a marca recomendada para calçar a minha St 1300 Pan-European. Durante alguns anos rendi-me aos BT20, até surgirem uns BT21 que nunca experimentei.

Mas houve um dia, em viagem (ler a crónica "O Douro Internacional"), que precisei de um pneu para a frente, e as alternativas eram escassas na zona onde me encontrava. Ou colocava o recém chegado Bridgestone BATTLAX BT23, com a difícil tarefa de fazer esquecer o flop do modelo BT21, a um preço de ouro (taxa de urgência ou falta de senso?), ou então optava por um Dunlop quadrado, um antigo mas fiável D220 esquecido no fundo de uma oficina em Manteigas.

 

Lendo o historial da ST 1300, fiquei a saber que estes Dunlop D220 eram os pneus que equipavam inicialmente as ST1300, nos dois primeiros anos. Mais, o meu companheiro de viagem aconselhou-me os Dunlop, dizendo "são quadradões, mas curvam como se a mota andasse num carril... e são muito seguros com a estrada molhada."


Dito isto decidi experimentá-los, pois também queria seguir viagem sem maior prejuízo. Isto foi precisamente à 3 anos atrás, e nunca mais utilizei outra marca senão a Dunlop. Acabada a viagem, e com o pneu de trás a pedir reforma urgente, coloquei o traseiro igual ao da frente, ficando com o conjunto D220 durante quase 8 meses. A durabilidade foi fantástica, perfezendo eu cerca de 22.000km com este par.

 

De seguida vieram os recém criados Dunlop Roadsmart, e mais uma vez uma agradável supresa! Seguros, duradoiros, com desgaste uniforme, sem deformação. Entre duas mudanças do pneu traseiro, o da frente perfez quase 30.000km. Não se esqueçam que esta mota é de uma grande turística, pesada, carregada, a velocidades médias de 140km/hora, em grande tiradas. Pneus macios desaparecem na zona central, num instante.


Os Dunlop RoadSmart 1


Sem querer armar-me em especialista em pneus, exponho a minha opinião apenas como utilizador e viajante de mota, com alguma experiência no que toca à escolha dos pneus que equipam a minha ST1300. Depois de cerca de 20.000km com os Dunlop RoadSmart, posso com alguma segurança avaliar a sua performance. Para mim foram os melhores pneus que já utilizei entre as duas marcas que mais se destacam em pneus para sport-turing.

Avaliação dos Dunlop Roadsmart 2
A minha avaliação dos Roadsmart 1

Dos diversos modelos que fui utilizando, este é o que mais gosto para o meu tipo de condução, assim como a durabilidade é substancialmente mais longa. Ao lado podem ver o meu quadro de avaliação.

 

Os pneus são mais macios nas margens, e mais rijos a meio. Ou seja, aguantam muito mais as longas tiradas sem ficarem quadrados, ao mesmo tempo que a curvarem mantém a segurança sem qualquer tipo de deformação. No quadro seguinte podemos ver a composição do pneu:

 

Composição do Dunlop RoadSmart

Chegou agora altura de eu trocar de pneus, e na minha mota já se encontram montados os novissimos RoadSmart  2. Ainda é cedo para poder avaliar este modelo, mas até agora só achei estranho os pisos serem contrários. Sim, não é engano. É mesmo assim!

 

Quando tiver uma opinião formada, deixo-a aqui. Entretanto, convido-vos a lerem esta dica sobre como escolher os pneus ideais para as nossas montadas: Escolha os pneus ideais para si.

 

Boas curvas!

 


Write a comment

Comments: 2
  • #1

    MotaRR (Monday, 26 November 2012 22:52)

    São o pneus que tenho na minha CB1000R, e são do melhor! Estão muito à frente dos bt23!

  • #2

    Nelson Eduardo (Tuesday, 27 November 2012 10:56)

    Viva, esses dunlop D220 são mesmo quadradões, aliás o da frente é tão largo que parecia os de trás, lol!

Pesquisa:

 

by Fusionbot | Mapa do Site

www.AutoPECAS-ONline.pt

Fri

13

Oct

2017

O que representas para eles é a liberdade

Diz a personagem de Nicholson à de Hopper, em Easy Rider. Não, não é do meu tempo (embora 69 também tenha sido um ano de boa colheita), mas é intemporal. Esta é a frase que define o filme.

Read More 0 Comments

Wed

15

Feb

2017

Como escolher o bom tipo de pneu de moto?

Existem cada vez mais categorias, gamas e tratamentos de pneus de moto. Não é fácil escolher o melhor tipo de pneu de entre tantos modelos e escolhas possíveis.

Read More

Thu

02

Feb

2017

Equipamento para andar à chuva

Andar confortável é o primeiro passo para uma condução segura...

Read More
A história do Mototurismo

Grupo de Amigos Pan-European

Turismo-de-moto, turismo, mototurismo, iajar-de-moto, viagens, viajante
Procure-nos no facebook

© Desenvolvido por Magnasubstância

As imagens deste site não podem ser utilizadas sem autorização prévia. Proteção de dados.