Apontamentos de Braga

4 dias numa cidade e não a conhecer?... Às vezes, é assim a vida de mototurista :-)

Braga, minho, Vale do Cávado, Parque Nacional do Gerês

Embora estivesse 4 dias em Braga, não cheguei a visitar a cidade como ela merecia. Foi aqui onde ficámos a dormir para, diáriamente, percorrermos todos os cantos do Parque Nacional do Gerês. Saíamos de manhã e chegavamos ao final do dia após centenas de quilometros percorridos, como podem ler na crónica "Passeio Outono GAPE 2012".

Braga situa-se no Vale do Cávado, coração da verdejante região do Minho no Noroeste de Portugal, e rodeada por uma paisagem de montes ondulantes e florestas.

p
u
b

No entanto, no último dia que ali estive agarrei na mota e fui, "num derrepente", visitar o centro histórico para as fotos da praxe. Por isso chamo-o a este parte da crónica de "pequeno apontamento", sem vos querer induzir em erro. Braga fascina-me, e não descanso enquanto não lá voltar com mais tempo.

Braga, minho, Vale do Cávado, Parque Nacional do Gerês
Braga, minho, Vale do Cávado, Parque Nacional do Gerês

Aqui podem ver algmas das fotos que tirei, e outras que "pedi emprestado" a um amigo do GAPE. Passei na Sé de Braga, mas não entrei. Passei no edifício da Câmara Municipal, na Praça do Município e no Arco da Porta Nova. Vislumbrei à pressa o Palácio do Raio e demorei-me no Largo do Paço. Espreitei a Rua do Souto e o Jardim de Santa Bárbara.

Braga, minho, Vale do Cávado, Parque Nacional do Gerês

Fiquei a saber que Braga é um dos maiores centros religiosos de Portugal, reconhecida pelas suas igrejas barrocas, pelos esplêndidos solares do século XVIII e pelos belos parques e jardins. Que é uma cidade cheia de cultura e tradições, onde a história e a religião vivem lado a lado com a indústria tecnológica e com o ensino universitário.

Braga, minho, Vale do Cávado, Parque Nacional do Gerês
p
u
b

É centro estudantil importante, servido por várias universidades, tornando a cidade jovem e irreverente. Foi escolhida pelo Fórum Europeu da Juventude para Capital Europeia da Juventude em 2012.

Conclusão: Fiquei a saber que quero lá voltar com mais tempo! Afinal, Braga é uma cidade histórica e marcante, bela e misteriosa, mesmo ao meu gosto!

 

Boas curvas!


Write a comment

Comments: 2
  • #1

    Jonas Carvalho (Friday, 21 December 2012 11:24)

    Realmente tem que lá voltar pois Braga é muito mais que isto. Vá com tempo e divirta-se na noite de Braga, um convívio espetacular.

    Parabens por este canto, bem estruturado!

  • #2

    SL1981 (Friday, 21 December 2012 19:52)

    Muito giro este pequeno apontamento. Gosto muito da Pane european e fica sempre bem nas fotos. Obrigado!

Pesquisa:

 

by Fusionbot | Mapa do Site

www.AutoPECAS-ONline.pt

Fri

13

Oct

2017

O que representas para eles é a liberdade

Diz a personagem de Nicholson à de Hopper, em Easy Rider. Não, não é do meu tempo (embora 69 também tenha sido um ano de boa colheita), mas é intemporal. Esta é a frase que define o filme.

Read More 0 Comments

Wed

15

Feb

2017

Como escolher o bom tipo de pneu de moto?

Existem cada vez mais categorias, gamas e tratamentos de pneus de moto. Não é fácil escolher o melhor tipo de pneu de entre tantos modelos e escolhas possíveis.

Read More

Thu

02

Feb

2017

Equipamento para andar à chuva

Andar confortável é o primeiro passo para uma condução segura...

Read More
A história do Mototurismo

Grupo de Amigos Pan-European

Turismo-de-moto, turismo, mototurismo, iajar-de-moto, viagens, viajante
Procure-nos no facebook

© Desenvolvido por Magnasubstância

As imagens deste site não podem ser utilizadas sem autorização prévia. Proteção de dados.