A nova BMW R 1200 GS 2013

A BMW actualizou aquela que é a filha pródiga da casa bávera...

BMW R 1200 GS year 2013

Já muito foi escrito e falado da nova BMW GS 1200, revista para este ano de 2013. Uma turística deste calibre tem todo o espaço do mundo aqui no tutrismo-de-moto, e só peca por tardio a devida referencia a uma das melhores e mais completas trails do mercado.

Nada do que possa aqui escrever será novidade para os mais atentos a estas andanças. Apenas posso, em jeito de apanhado, publicar o que mais importante foi revisto no modelo deste ano. A verdade é que a BMW trata esta mota com um carinho especial, visto ter sido às costas desta adventure que toda a marca cresceu e ganhou nome nas duas rodas. Portanto nada admira que esta continue a ser a filha pródiga da casa, e que seja melhorada, mais ou menos 2 em 2 anos. Continuando a este ritmo, depressa se atingirá a perfeição, por isso se coloca a questão: e depois? 

 


BMW R 1200 GS 2013

Mas vamos ao que interessa!  Além do da melhoria do design da mota, para já a maior novidade é o motor, ou seja, o Boxer é agora refrigerado por líquido, o que é completamente inovador nos 30 anos de história da GS. Este avanço tecnológico é a evolução natural, mas não deixa de respresentar um risco junto daqueles que sempre defenderam a fiabilidade do antigo Boxer de refrigeração a ar/óleo. Mas a marca decidiu evoluir, e parece que acertou.

p
u
b

O motor conta com injecção electrónica, 125 cv às 7.700 rpm e um binario de 12,7 kgf/m às 6.500 rpm. Tem 4 modos de mapas electrónicos para condução, dividios em Chuva, Estrada, Enduro e Enduro Pro, funcionando todos em conjunto com o controlo de tracção, o ABS e o ESA (ajuste electrónico de suspensões), contribuindo assim para um desempenho dinâmico mais estável e seguro. O escape conta com uma válvula regulada electronicamente, para melhorar as prestações.

Na ciclística, este modelo continua a contar com o típico quadro de várias secções tubulares, servido pelos melhorados Telelever dianteiro e Paralever traseiro, e a transmissão continua a ser por veio, também revista e melhorada, passando a estar no lado esquerdo da roda. Os travões passam a ser de montagem radial na dianteira e servidos por ABS.

BMW R 1200 GS 2013

A posição de condução também foi melhorada, com um novo formato do assento, proporcionando um maior conforto e facilitando o toque dos pés no chão. O painel de instrumentos também é novo e o elegante ecrã é regulável através de  um único manípulo. O pneu traseiro "cresceu" da antiga largura de 150, para os generosos 170, e as jantes continuam com as medidas 19 na dianteira e 17 na traseira.

Para concluir: Está visto que este modelo será mais uma vez campeã de vendas um pouco por toda a europa, e com esta renovação tenho a certeza que ganhará novos adeptos. Por outro lado, a fama desta mota e todo o marketing que a envolve é também uma aposta acertada da marca, hoje em dia uma forte ferramenta para qualquer marca atingir o sucesso. Houvesse dinheiro, e também esta faria parte da minha garagem de sonho :-)

 

Boas curvas!


Write a comment

Comments: 0

Pesquisa:

 

by Fusionbot | Mapa do Site

www.AutoPECAS-ONline.pt

Wed

15

Feb

2017

Como escolher o bom tipo de pneu de moto?

Existem cada vez mais categorias, gamas e tratamentos de pneus de moto. Não é fácil escolher o melhor tipo de pneu de entre tantos modelos e escolhas possíveis.

Read More

Thu

02

Feb

2017

Equipamento para andar à chuva

Andar confortável é o primeiro passo para uma condução segura...

Read More

Wed

04

Jan

2017

Stories of Bikes - A tua mota, a tua historia

Um pequeno filme que transmite o prazer de conduzir uma mota!

Read More
A história do Mototurismo

Grupo de Amigos Pan-European

Turismo-de-moto, turismo, mototurismo, iajar-de-moto, viagens, viajante
Procure-nos no facebook

© Desenvolvido por Magnasubstância

As imagens deste site não podem ser utilizadas sem autorização prévia. Proteção de dados.