Tomar, cidade dos templarios

Tomar nasceu nas margens do rio Nabão, no distrito de Santarém...

Tomar, Cidade dos Templários, Rio Nabão, Santarém, Ribatejo

Quando surge a oportunidade de ir visitar uma cidade a convite de um dos seus habitantes, não podemos deixar de o aceitar com agrado! O GAPE (Grupo de Amigos Pan-European) tem levado a cabo uma iniciativa a que chama "Rolar na minha terra", e a sua terceira edição foi dedicada à bonita cidade de Tomar, no Ribatejo. Este passeio foi organizado por um dos membros residente em Tomar, e sermos guiados por alguém da terra é uma excelente forma de conhecer qualquer cidade.

b

O dia começou cedo, mas já estavamos na zona. Passamos a noite na Casa do Trovador, uma casa de turismo rural no alto dos montes, com vista para o lago da Barragem de Castelo de Bode, a 13 quilómetros da histórica cidade de Tomar. Poder descontrair num local desta beleza trouxe-nos toda a energia para o que nos esperava no dia seguinte!

Casa do Trovador, Barragem de Castelo de Bode, Tomar, Cidade dos Templários, Rio Nabão, Santarém, Ribatejo

Começar o dia no Convento!

O ponto de encontro para o passeio estava marcado para as 9h30 no largo do Convento de Cristo, e foi aqui que nos reecontramos com os restantes amigos do grupo. Após as saudações, fomos brindados com uma supresa, a oferta de um road-book feito pelo anfitrião, para que na parte da manhã pudessemos conhecer, ao nosso ritmo, as vistas dos locais mais importantes de Tomar.

Obs: Não visitamos o convento por dentro, pois só para isso seria necessário uma parte do dia! Fica para a próxima!

3º Rolar na Minha Terra, Tomar - Convento de Cristo, em Tomar
Foto: Fernando Silva

Mas antes que cada um se perdesse pelo interior da cidade, fomos levados pelos anfitriões até ao jardim conhecido como "Mata Nacional dos 7 Montes". Esta Mata foi adquirida em 1936 pelo Estado ao Conde de Tomar, e corresponde à antiga cerca do Convento, daí também usualmente designada por Cerca, pelas gentes da terra. É o grande parque da cidade, com 39 hectares, onde existem pequenas  construções do tempo da edificação do Convento de Cristo.

Mata Nacional dos 7 Montes - Tomar, Ribatejo
Foto: Fernando Silva

Mata Nacional dos 7 Montes, Tomar, Cidade dos Templários, Rio Nabão, Santarém, Ribatejo

Foi uma enorme supresa termos tido a autorização para circular com as nossas motas pelo percurso pedestre. A passo de caracol percorremos aquele caminho de terra e pedra no meio da densa vegetação, sob o olhar admirado dos caminhantes que ali se encontravam, disfrutando daquele jardim de uma forma bastante original e única.

b

Após uma breve exposição da história daquele local, lá pegamos nos nossos road-books e entramos pela cidade adentro como se de uma caça ao tesouro se tratasse. Foi divertido seguir este road-book com as respectivas explicações do que íamos vendo. E porque quando nos estamos a divertir o tempo passa a correr, não tardou já estavamos na primeira paragem para reunir o grupo, e visitar o jardim da cidade.

Tomar, Cidade dos Templários, Rio Nabão, Santarém, Ribatejo

Este jardim é como que uma pequena ilha encaixada no rio Nabão, sendo o seu acesso por pequenas pontes pedestres. Caminhando por aquele local é difícil não parar para tirarmos centenas de fotografias. As motas ficaram estacionadas junto ao moínho de água, numa das entradas feitas por uma ponte.

Para além das margens do rio e da ponte romana que podemos admirar antes mesmo de a percorrer, temos uma vista previligiada para o monte onde descansa o Convento de Cristo no seu topo. É daqui que também podemos captar nas nossas máquinas várias ruas típicas de Tomar, como que ribeiros que seguem encosta a baixo até à margem do rio, onde nos encontramos.

Este passeio a pé é devidamente guiado pelo nosso anfitrião, que pacientemente nos vai dando explicações sobre o que vamos vendo.

b

Tomar nasceu dentro das muralhas que protegiam os habitantes de ataques dos exércitos muçulmanos, durante a Reconquista Cristã. A cidade está localizada nas margens do rio Nabão, e pertence ao distrito de Santarém. Por aqui passaram Mouros, depois conquistada por D. Afonso Henriques em 1147, sendo depois doada aos Templários em 1159.

A 1 de março de 1160 foi fundada Tomar com o início da construção do castelo.

Tomar viria a ser o centro originador e principal sustentador da epopeia dos Descobrimentos. O Infante D. Henrique, nomeado pelo Papa como Regedor da Ordem de Cristo, viria a instalar-se no castelo de Tomar. Elevada à categoria de cidade em 1844, foi visitada pela Rainha D. Maria II no ano seguinte.

Tomar, Cidade dos Templários, Rio Nabão, Santarém, Ribatejo

Após esta paragem, tempo  de voltar paras motas e ir conhecer outros locais de igual importância em Tomar. Seguindo em caravana pelas ruas estreitas que admiramos minutos antes, fomos seguindo até à Praça da República, a praça central onde se encontra a igreja de S. João Baptista, os Paços do Concelho e, por detrás deste, no alto de uma elevação, o imponente Castelo dos Templários.

As ruas de Tomar
Foto: Fernando Silva

No centro da Praça ergue-se a estátua de D. Gualdim Pais, Mestre dos Cavaleiros do Templo, datada de Julho de 1940 mas inaugurada com pompa e circunstância soamente quarenta e cinco anos depois, graças a uma subscrição pública.

Praça da República em Tomar, Cidade dos Templários, Ribatejo

Praça de República, Tomar, Ribatejo
Foto: Fernando Silva

Minutos depois, nova paragem para visitarmos o Museu dos Fósforos instalado no Convento de São Francisco. Este museu representa a maior colecção filuminística da Europa, colecção essa iniciada em 1953 pelas mãos de Aquiles de Mota Lima, reconhecido cidadão Tomarense, que se destacou em actividades culturais de grande mérito.

b

Esta colecção  viu o seu início na viagem que Aquiles de Mota Lima fez a Londres, para assistir à coroação da Rainha Isabel II e onde travou conhecimento com uma coleccionadora americana de caixas de fósforos. Actualmente rondam as 43 mil e representam 122 países. Ao lado, uma oficina de Olaria com artistas a trabalhar ao vivo, faz o gosto aos apreciadores do artesanato.

Praça da República em Tomar, Cidade dos Templários, Ribatejo

Depois desta manhã tão preenchida, fomos almoçar no Restaurante "O PERNINHA", fora de Tomar, onde se come o melhor Bacalhau assado com batatas a murro de Portugal (e talvez o melhor do mundo, como podemos confirmar!!). A tarde seria bem preenchida, desta vez com bastantes quilomteros a percorrer pelas redondezas...

Bacalhau  assado com batatas a murro - Restaurante "O Perninha"
Foto: Carlos Cordeiro

Cliquem aqui para a 2º parte desta crónicaO Aqueduto dos Pegões, a Piscina Fluvial do Agroal e a Barragem de Castelo de Bode.

Boas curvas!

Write a comment

Comments: 3
  • #1

Franco Soler (Wednesday, 22 May 2013 23:51)

Amigo motar, obrigado por mais esta interessante divulgação. Esta página é muito agradavel pois tem aqui pequenos passeios que podemos realizar com a nossa pendura numa voltinha de fim-de-semana, perfeitamente acessível a todos os bolsos. Continue a divulgar o mototurismo desta forma, que tem aqui um fiel seguidor. Boas curvas também para si! FS

• #2

Gomes (Tuesday, 28 May 2013 00:30)

Belas fotos sim senhor! Obrigado por esta partilha, tomar é realmente uma cidade muito bonita. Parabéns e continuem o bom trabalho.

• #3

Gonçalo Sila (Friday, 29 May 2015 10:57)

Linda cidade, despertou.me a curiosidade por isso vou planear uma visita. Quem sabe não nos encontramos por lá? Bas página esta, continue o bom trabalho.

Pesquisa:

by Fusionbot | Mapa do Site

www.AutoPECAS-ONline.pt

Wed

Feb

2017

Como escolher o bom tipo de pneu de moto?

Existem cada vez mais categorias, gamas e tratamentos de pneus de moto. Não é fácil escolher o melhor tipo de pneu de entre tantos modelos e escolhas possíveis.

Thu

Feb

2017

Equipamento para andar à chuva

Andar confortável é o primeiro passo para uma condução segura...

Wed

Jan

Stories of Bikes - A tua mota, a tua historia

Um pequeno filme que transmite o prazer de conduzir uma mota!

A história do Mototurismo

Grupo de Amigos Pan-European

Turismo-de-moto, turismo, mototurismo, iajar-de-moto, viagens, viajante