Silves, pequena e bela cidade

Silves é uma das mais antigas cidades do Algarve, do qual chegou a ser a capital...

Cidade de Silves, Distrito de Faro, Algarve

Depois de uma semana inteira de chuva forte, em que os dias mais pareciam noite, finalmente o sol apareceu. E no Domingo acordei cheio de vontade de matar as saudades de andar de mota. Aproveitando a temperatura amena de 22 graus, rápido deliniei o passeio na minha cabeça. Apetece-me ir beber um café a Silves, a 250 km de distância. E às 9h30 arranquei, nas calmas, na direção a Sul.

b

A viagem a dois para o Algarve, quer-se rápida. A ideia é passar o dia em Silves, e não perder tempo em paragens sucessivas ou, mais uma vez, percorrer a nacional com os limites daí inerentes. Portanto, meto-me pela auto-estrada (A2), saíndo quase 1 hora depois para Grândola, onde fazemos a primeira paragem para um pequeno almoço reforçado. É na zona do Jardim Municipal que encontramos uns cafés com esplanda, cheias de gente na azáfama de um sábado de manhã. Ali ficamos cerca de 30 minutos a apreciar o ambiente e a esticar as pernas.

De novo a caminho, vamos apanhar a Auto-estrada mais a sul. Seguimos pelo Canal Taveira, e entramos novamente na A2 pouco depois. Mas a auto-estrada torna-se rapidamente monótona, e rapidamente nos dá a moleza... Por isso, em Ourique optamos por sair finalmente da A2 e apanhamos a IC1, uma magnífica estrada nacional com bom piso, boa paisagem, e umas curvinhas onde nos apetece deitar. E por ali vamos até chegar-mos à bonita Cidade de Silves.

Já não ía a Silves à 30 anos! E quando ali chego, é com alguma satisfação que vejo que pouco mudou. Tenho muito boas recordações da vila (que agora é cidade), e à muito que esta vontade me perseguia. "Quero re-visitar Silves", disse para mim dezenas de vezes.

Silves é atravessada pelo Rio Arade que nasce na Serra do Caldeirão, corre pelos lindos vales do Barrocal algarvio onde alimenta as Barragens do Funcho e do Arade e por fim desagua em Portimão. O Rio Arade sofre o efeito da maré, fazendo com que o nível da água suba e desca diáriamente criando um espelho de água em frente à cidade.

Mota estacionada, começamos a andar a pé pelas suas ruas estreitas, e as recordações voltam-me à memória com uma velocidade estonteante! Procuramos um local para almoçar, e as várias esplanadas nas ruas estreitas convidam-nos a sentar-nos, apreciando o ambiente domingueiro, com o sol a iluminar a cidade. Parece que ainda ontem ali estive!

Silves é sede de concelho, pequena mas com um ambiente turístico muito agradável. É uma das mais antigas cidades do Algarve, do qual chegou a ser a capital. E é certamente a mais bonita cidade a sul do país.

b

Recuperadas as forças com um delícioso almoço à Americana, continuamos a subir pelas ruas estreitas, até que desaguamos na belíssima Praça do Munícipio. Aqui, de imediato salta-nos à vista a imponente Almedina de Silves, enorme e de pedra cor de barro, refrescada pelas águas de um belo lago de formas geométricas, com fonte, rodeado por umas arcadas que sustentam todo o largo frontal do edifício da Câmara Municipal. Temos o Pelourinho e a Ermida de Nossa Senhora dos Mártires, e com um bonito quiosque de arquitetura Árabe. Toda a praça é semeada com árvores e flores, o que dá um ar de oásis, fresco e agrádavel.

Ficamos ali uns bons minutos a apreciar a paisagem envolvente, enquanto grupos de turistas aparecem atrás dos seus guias, e ali ficam a admirar a Praça. Agradavel supresa ver que, num domingo, Silves fervilha de turistas e comércio, mas sem grandes consgestionamentos de gentes. Apetece ali estar, sem dúvida.

b

Por curiosidade, nas arcadas a um canto, existe um salão de chá magnífico, com uma decoração a fazer lembrar reis e rainhas. Vale a pena ali entrar, trocar umas palavras com a proprietária e fazer umas festinhas aos dois pequenos cães que ali vão estando...

Cidade de Silves, Distrito de Faro, Algarve

Continuamos a pé encosta acima, apreciando cada recanto da cidade. Nas ruas sem carros, vamos encontrando pequenas lojas de produtos tradicionais, enquanto lá acima começamos a avistar parte da e do Castelo. Entretanto, aos ouvidos vai-nos chegando uma música jazz, aparentemente tocada ao vivo. À medida que vamos subindo na direção do Castelo, a música vai aumentando de volume...

Não tarda estamos no largo da Sé Catedral de Silves, uma construção religiosa situada um pouco mais abaixo do Castelo. A música está agora a bom volume, e percebemos que à esquerda da Sé existe um restaurante com esplanada, onde toca ao vivo uma banda de jazz de 4 elementos. As mesas estão todas ocupadas, rodeadas pelas altas muralhas, Sé e casas de época, terminando numa escadaria larga, até à rua por detrás da Sé.

Finalmente chegamos à entrada do Castelo de Silves, onde somos recebidos pela enorme estátua de D. Sancho I. Do lado direito existe agora uma casa de produtos tradicionais de portugal, com Azeites e Vinhos, compotas e enlatados, tudo produtos gourmet, com preços a condizer. Do lado esquerdo, a entrada do Castelo é por uma porta em arco, que dá acesso à bilheteira. É verdade, a entrada do Castelo é paga, 2,75€ por pessoa. Com o bilhete na mão, entramos finalmente no espaço, e aqui entre nós... é um dos mais bonitos castelos do sul de Portugal!

Como testemunham as fotos, todo o interior do Castelo está muito bem arranjado. Existe um Café/Restaurante numa arquitectura moderna, um lago, passeios, muitas árvores, uma zona de ruínas dedicada à zona dos Banhos Romanos, e muitas muralhas e torres para andarmos.

Mas o que mais impressiona é a paisagem envolvente! Daqui temos uma vista 360 graus de toda a cidade, e com o céu como se apresentava, limpo e solarengo, a paisagem é magnífica! Para além de apreciarmos o Castelo com as suas muralhas cor de barro, muitas vezes ficamos parados a apreciar todo o horizonte... muito bonito!

Actualmente Silves destaca-se não só no turismo, sendo o Castelo de Silves o monumento mais visitado em todo o Algarve, como também nas actividades agrícolas como a produção de Frutos Secos, Vinhos, Cortiça e Citrinos, onde se destacam a Laranja do Algarve, famosa em todo o mundo...

b

Após a visita ao castelo, começamos a descida novamente em direção ao Rio Arade, desta vez por outros caminhos. Do lado oeste temos uma vista previligiada sobre a encosta, e com o sol a pôr-se lentamente no horizonte, toda a cidade ganha uma luz inesperada! Confesso que a paisagem é de cortar a respiração.

Vamos desaguar na zona ribeirinha, no Jardim da Praça Al Mouhatamid Ibn Abbad, com um lago crsitalino decorado com umas magníficas estátuas em mármore laminado.

Deste local temos uma perspectiva da cidade a trepar encosta acima, terminando no Castelo e Sé, num colorido interessante. Silves é pacífica, muito bonita, com muito verde, muitas árvores grandes, palmeiras e flores. A zona ribeirinha é a mais antiga, no entanto traz um encanto à cidade difícil de descrever.

O Sol já se escondia atrás do monte quando arrancamos de volta a casa. Adorei rever Silves e constatar que se mantém fiel às suas raízes. Adorei sair domingo de manhã e fazer uma viagem de mota tão preenchida como esta foi. Ao fim do dia, ao ver as fotos tiradas, deu-me a nostalgia. Senti-me com um viajante no tempo, terminando uma viagem a 30 anos atrás.

Boas curvas!

Wed

Feb

2017

Como escolher o bom tipo de pneu de moto?

Existem cada vez mais categorias, gamas e tratamentos de pneus de moto. Não é fácil escolher o melhor tipo de pneu de entre tantos modelos e escolhas possíveis.

Thu

Feb

2017

Equipamento para andar à chuva

Andar confortável é o primeiro passo para uma condução segura...

Wed

Jan

Stories of Bikes - A tua mota, a tua historia

Um pequeno filme que transmite o prazer de conduzir uma mota!

A história do Mototurismo

Grupo de Amigos Pan-European

Turismo-de-moto, turismo, mototurismo, iajar-de-moto, viagens, viajante