A Ruta Via de la Plata

Um dos mais importantes e atrativos itinerários da Europa

A Ruta Vía de la Plata, que percorre o Ocidente de Espanha, é um itinerário perfeito para ser percorrido de mota. Os mais de 800 km que ligam Sevilha a Gijón (ou Gijón a Sevilha) oferecem uma paisagem de grande variedade e contraste. Quer seja pela moderna A-66 ou pela mais clássica N-630, o viajante de mota poderá ascender passos de montanha por estradas sinuosas, atravessar devesas e vales até chegar ao mar, ou percorrer quilómetros de planícies com o horizonte como único limite, desfrutando de uma experiência inesquecível.

O itinerário é baseado numa calçada romana cuja origem remonta a tempos pré-históricos e converteu-se, mesmo antes da dominação romana, numa das principais vias de comunicação dos povos ibéricos. Hoje em dia é um grande circuito turístico, numa linha quase paralela e próxima à fronteira portuguesa e que constitui um eixo que se estende de Norte a Sul, ou de Sul a Norte (conforme queiramos iniciar a nossa viagem), capaz de articular um importante património histórico, o conjunto dos excelentes recursos naturais e paisagísticos, bem como as diversas culturas locais presentes no território. 

Porquê "De la Plata" ?

Existe uma versão que vinculava o seu nome à exploração e transporte de material precioso ao longo da rota. No entanto, a maioria dos estudiosos concorda que em principio o nome de “Plata” procede do termo árabe “balath” ou “baLata” que significa pavimento ou caminho pavimentado.

"

Uma Rota vizinha e transfronteiriça que merece a pena ser descoberta pelo turista português.

 

"  

A nossa viagem começa em Sevilha, na Andaluzia. Percorre a Extremadura, Castela-e-Leão, e termina em Gijón, nas Astúrias.

 

O itinerário alberga um interessante património da todas as épocas: O romano, o legado árabe, o pré-românico asturiano, o românico que alcança o seu expoente máximo em Zamora, o gótico, o incrível barroco andaluz e até mesmo a arquitectura contemporânea.

 

Conta com 3 reservas da biosfera (Reserva da Biosfera do Alto Bernesga em Castela-e-Leão, Parque Natural de las Ubiñas nas Astúrias e Monfrague na Extremadura)


p
u
b
RUTA VÍA DE LA PLATA

E converte-se num percurso pela gastronomia espanhola, uma vez que podem experimentar a cozinha típica de 4 regiões espanholas. Desde a gastronomia do norte com o peixe fresco e mariscos asturianos, aos assados castelhanos, os enchidos extremeños ou a gastronomia mediterrânea do Sul com influência “andalusi” onde o azeite, as hortaliças, frutas e legumes são os protagonistas.

A Red de Cooperación de Ciudades en la Ruta de la Plata é a entidade que promociona este itinerário e na sua página web ( www.rutadelaplata.com/pt, tem um apartado específico, a Ruta de la Plata em mota. O viajante de mota, encontrará uma variada e útil informação para planear a sua viagem pela rota, informação sobre aluguer de motas, rotas guiadas, agências de viagens especializadas e muito mais!

Além disso, a Rede de Cooperação pensando no viajante de mota, põe ao seu dispor um cartão promocional gratuito, o Moto Vía Card, que lhe oferece a possibilidade de beneficiar de descontos durante a sua viagem pela rota em mais de 140 empresas localizadas em qualquer dos 24 municípios membros da Red de Cooperación de Ciudades en la Ruta de la Plata, dentro do ámbito turístico (alojamentos, restauração, empresas de servicios turísticos ou culturais) e também lojas, oficinas de reparação de motas e estações de serviço.

Aqui podem ver o Vídeo da rota em mota.

 

Boas curvas!


Write a comment

Comments: 3
  • #1

    José Manuel Ribeiro Sousa (Wednesday, 25 March 2015 13:17)

    Eu fiquei apaixonado por esta rota e pretendo fazer-me à estrada um dia destes. Já pedi o passaporte e os nossos amigos #Asturianos# foram rápidos na entrega :-)

    Agora é marcar uns dias de férias e atestar o depósito.

  • #2

    Valdemar Domingures (Monday, 01 June 2015 15:25)

    Gostei da informação da rota.
    Se não houver nada em contrário na terceira semana de Agosto a minha Pan European st 1300 vai-se por a caminho.....

  • #3

    Rita (Monday, 20 July 2015 02:52)

    Wish list. :) Obrigada pela informação!

Pesquisa:

 

by Fusionbot | Mapa do Site

www.AutoPECAS-ONline.pt

Wed

15

Feb

2017

Como escolher o bom tipo de pneu de moto?

Existem cada vez mais categorias, gamas e tratamentos de pneus de moto. Não é fácil escolher o melhor tipo de pneu de entre tantos modelos e escolhas possíveis.

Read More

Thu

02

Feb

2017

Equipamento para andar à chuva

Andar confortável é o primeiro passo para uma condução segura...

Read More

Wed

04

Jan

2017

Stories of Bikes - A tua mota, a tua historia

Um pequeno filme que transmite o prazer de conduzir uma mota!

Read More
A história do Mototurismo

Grupo de Amigos Pan-European

Turismo-de-moto, turismo, mototurismo, iajar-de-moto, viagens, viajante
Procure-nos no facebook

© Desenvolvido por Magnasubstância

As imagens deste site não podem ser utilizadas sem autorização prévia. Proteção de dados.