Route 66 - Road Trip USA

A historica "Route 66" une não só duas costas do mesmo continente, como décadas de história até aos dias de hoje.

p
u
b

Foi no longínquo ano de 1926 que terminaram a construção da "Highway" 66, ligando as duas costas americanas de Chicago a Los Angeles. Esta Rota que atravessa um continente, tem quase 4.000km de extensão e é um ícone dos EUA, considerada por muitos a "mother road" ou "main street" da América. Na verdade, esta estrada representa não só uma ligação terrestre entre o este e oeste, mas também um a liberdade, migração, solidão, descoberta e sofrimento. A estrada foi oficialmente inaugurada a 11 de novembro em 1928, com o nome de "Will Rogers Highway" tendo sido nos anos seguintes pavimentadada ao ritmo da evolução dos transportes e migrações, e logo capturou a imaginação de todo um país de colonos e aventureiros. 

 

John Steinbeck, no seu romance de 1940 "Grapes of Wrath", narrou a migração ao longo da "Route 66" durante a Grande Depressão, de milhares de agricultores que na procura de uma vida melhor deixaram a região chamada de "Dust Bowl" (Kansas, Oklahoma, Texas, e Colorado), para se estabelecerem na California. Na realidade muitos destes agricultores foram-se fixando ao longo estrada, enquanto outros continuavam na busca de novas terras.

 

A"Route 66" foi declarada extinta do sitema rodoviário americano em 27 de junho de 1985. A construção de novas auto-estradas desviou das 217 cidades localizadas às margens da Rota não só o trânsito, mas também o dinheiro que os viajantes deixavam no comércio local, fazendo com que estas ficassem esquecidas por mais de 10 anos após a sua desativação. Foram tempos difíceis, até que surgiu a ideia de relembrar o sentimento de liberdade idealizado pelos jovens americanos das décadas de 50 e 60, que com os seus Cadillacs e Harley's-Davidson, aventuravam-se pelas estradas em busca das praias do Pacífico, deixando de lado os costumes conservadores da costa leste dos E.U.A, à procura da ensolarada e liberal Califórnia.

Depois de ler a obra de Jack Kerouac, "On the Road", Bob Dylan pos a mochila às costas e partiu em viagem pelos Estados Unidos, assim como outros músicos igualmente conhecidos, tendo sido sem dúvida uma forte fonte de inspiração para as suas músicas. Havia um programa de TV na década de 60 chamado de "Route 66", que apresentava dois jovens a explorar as estradas da América. Apesar de Jack Kerouac mencionar apenas superficialmente a rota 66 em seu livro, "On the Road" adquiriu uma aura e carisma no movimento Beatnik, aventura e busca ao novo na travessia desses novos campos do país.

 

Actualmente foi criado a histórica "Rota 66" reconhecida pelo governo norte-americano pela sua importância cultural, histórica e turística. Entre as atrações estão diversos museus e parques como o "Zyon Natonal Park" e o "Grand Canion" ou o "Cadilac Ranch". A estrada é também berço do primeiro Motel e do primeiro McDonald's do mundo, e foi cenário de filmes como "Easy Rider" e "Bagdad Café". Sendo a primeira "auto-estrada" americana, é considerada a mãe das estradas, e assim muitas cidades nasceram e cresceram de tal forma que engoliram a "Rota 66", tornando-a em importantes vias urbanas. 


No deserto há trechos totalmente em ruínas e outros que nem sequer têm saída. Algumas cidades tornaram-se cidades fantasmas, e em alguns estados estão a ser recuperadas fachadas e neons para manter a ideia inicial da Rota 66 viva.

 

Pelas suas paisagens e o facto de atravessar um país enorme com tantas variáveis, como paisagem, cidades e gentes diferentes, esta é sem dúvida uma Rota de sonho para qualquer motociclista, um marco que muitos de nós gostaria de fazer uma vez na vida.


Boas curvas!

 


Write a comment

Comments: 2
  • #1

    Tiago (Friday, 28 November 2014 12:20)

    Já conhecia a historia,parabéns pela reportagem e boas curvas...

  • #2

    Tiago (Saturday, 25 April 2015 15:33)

    Um dia a <a href="http://www.ocvillas.com">OCVillas</a>irá ter o prazer de fazer essa viagem.

Pesquisa:

 

by Fusionbot | Mapa do Site

www.AutoPECAS-ONline.pt

Fri

13

Oct

2017

O que representas para eles é a liberdade

Diz a personagem de Nicholson à de Hopper, em Easy Rider. Não, não é do meu tempo (embora 69 também tenha sido um ano de boa colheita), mas é intemporal. Esta é a frase que define o filme.

Read More 0 Comments

Wed

15

Feb

2017

Como escolher o bom tipo de pneu de moto?

Existem cada vez mais categorias, gamas e tratamentos de pneus de moto. Não é fácil escolher o melhor tipo de pneu de entre tantos modelos e escolhas possíveis.

Read More

Thu

02

Feb

2017

Equipamento para andar à chuva

Andar confortável é o primeiro passo para uma condução segura...

Read More
A história do Mototurismo

Grupo de Amigos Pan-European

Turismo-de-moto, turismo, mototurismo, iajar-de-moto, viagens, viajante
Procure-nos no facebook

© Desenvolvido por Magnasubstância

As imagens deste site não podem ser utilizadas sem autorização prévia. Proteção de dados.