O que representas para eles é a liberdade

Diz a personagem de Nicholson à de Hopper, em Easy Rider. Não, não é do meu tempo (embora 69 também tenha sido um ano de boa colheita), mas é intemporal. Esta é a frase que define o filme.

À semelhança dos cavalos do faroeste (não é por acaso que Billy/Hopper se veste como um índio americano), as motos simbolizam o poder de, num repente, montar, cavalgar rumo ao horizonte e deixar tudo para trás: elas são as montadas, as fiéis companheiras.

Se alguma vez houve quem nunca pensou em tal, tenho sérias dúvidas que depois de ver o filme não venha a sonhar com isso. Podíamos resumi-lo a uma viagem de dois motociclistas pelas paisagens do sudoeste americano. Isso, no entanto, seria como resumir uma moto a um veículo motorizado, com direção e dois pneus. Mas uma moto, no sentido real do termo, é mais do que isso, é uma forma de estar na vida.

 

Easy Rider fala-nos de uma sociedade ligada à rotina, cujos dias são iguais, em que as pessoas que se vestem, falam e agem de forma diferente são vistas como uma ameaça. Passadas quase 4 décadas, na era dos carros autónomos, não é difícil conceber que as motos mantêm o seu valor simbólico, que apela à imaginação, já um pouco despidas da sua conotação marginal, é certo, e vistas como um meio de deslocação mais prático, para além de manterem a sua presença em competições como o MotoGP.

 

Foram, na verdade, este tipo de eventos desportivos quem mais contribuiu para que o estigma negativo se diluísse, transformando a imagem dos motociclistas de foras da lei em tranquilos cavaleiros do asfalto.

 

 

Uma moto, para quem tem genuína paixão, é uma companheira.

 

É preciso dedicar-lhe tempo, levá-la a passear, dar-lhe atenção. Convém também saber ouvi-la, comprar-lhe mimos em pneu-guru.pt, pois se porventura é menos exigente que uma companhia humana, nem por isso deixa de ser caprichosa.

 

Isto não passa, no entanto, de teorias e constatações. Tal como diz George/Nicholson: “… falar sobre isso (ser livre) e sê-lo – são duas coisas diferentes.”.

 

Chega então de conversa, façamo-nos à estrada!

 


Write a comment

Comments: 0

Pesquisa:

 

by Fusionbot | Mapa do Site

www.AutoPECAS-ONline.pt

Thu

18

Jan

2018

Stories of Bikes - A tua mota, a tua historia

Um pequeno filme que transmite o prazer de conduzir uma mota!

Read More

Mon

08

Jan

2018

Viajar a chuva

Cuidados a ter para viajar com mau tempo...

Read More 1 Comments

Fri

13

Oct

2017

O que representas para eles é a liberdade

Diz a personagem de Nicholson à de Hopper, em Easy Rider. Não, não é do meu tempo (embora 69 também tenha sido um ano de boa colheita), mas é intemporal. Esta é a frase que define o filme.

Read More 0 Comments
A história do Mototurismo

Grupo de Amigos Pan-European

Turismo-de-moto, turismo, mototurismo, iajar-de-moto, viagens, viajante
Procure-nos no facebook

© Desenvolvido por Magnasubstância

As imagens deste site não podem ser utilizadas sem autorização prévia. Proteção de dados.